Famato apresenta propostas para o PAP 2017/2018

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) defende alterações no Plano Agrícola e Pecuário 2017/2018 (PAP) com o objetivo de atender as prioridades do produtor rural mato-grossense. São parceiras nas propostas apresentadas pela entidade, a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão de Mato Grosso (Ampa), Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat).

A Famato tem participado constantemente de reuniões e workshops realizados pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para discutir as demandas do setor agropecuário para o próximo plano safra.

No dia 20 de fevereiro a analista de Agricultura da Famato, Karine Machado, esteve na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e participou de um workshop realizado pela CNA para apresentar juntamente com os estados vizinhos (Mato Grosso do Sul e Goiás) os anseios dos agropecuaristas do Centro-Oeste representados respectivamente cada um por sua Federação, afim de que as referidas propostas possam compor as sugestões da CNA que serão entregues e discutidas com os órgãos do governo federal.

A CNA já esteve em quatro regiões do país ouvindo as demandas dos produtores rurais e suas particularidades. “Reunimos produtores, cooperativas e sindicatos que conhecem e vivem a realidade do seu negócio, que fazem uso de instrumentos que viabilizam o trabalho do produtor do campo, respeitando as características de cada região”, disse o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi.

Karine explicou que a Famato e as entidades parceiras defendem a revisão das taxas de juros de programas específicos de investimentos como o PCA, o ABC e o Inovagro, a desburocratização e adequação das linhas créditos e, principalmente, uma atenção especial às questões de armazenagem que, segundo a analista, as taxas de juros estão muito elevadas para um investimento a longo prazo.

Entre as propostas apresentadas à CNA, a Famato pediu que os preços mínimos da soja, milho e algodão sejam compatíveis ao custo de produção dos mato-grossenses. “Solicitamos que levem em consideração os estudos feitos pelo Instituto de Economia Agropecuária (Imea) que apontam para a adequação dos preços mínimos”, relatou a analista.

Na avaliação da analista, existe um consenso entre as Federações e a CNA de que as linhas de investimentos, infraestrutura, logística e seguro rural estão entre as prioridades do setor agropecuário.

A Famato, entidade de classe que representa 90 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, desenvolve ações institucionais que garantem que a voz do produtor rural seja ouvida em diferentes instâncias.  



INFORMES PUBLICITÁRIOS