Fumaça de incêndio no Pantanal encobrem Cuiabá e VG

Desde a madrugada deste sábado que Cuiabá e Várzea Grande estão tomados pela fumaça por conta de um incêndio na região do Pantanal.

Esse incêndio já dura uma semana e já atingiu 26 mil hectares. 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso-CBMMT por meio Centro Integrado Multi  Agências  e do Batalhão de Emergências Ambientais, vem realizando a coordenação dos trabalhos de combate ao incêndio florestal que atinge o Pantanal Mato-grossense, na região de Poconé.

Quatro equipes estão atuando de resposta aos incêndios florestais do CBMMT. Além das equipes terrestres serão empregadas aeronaves de combate a incêndios de asa fixa do GAVBM/ CBMMT e helicóptero do CIOPAER-MT para apoio da operação.

Foi realizada no dia 24 de julho (sexta-feira) uma reunião de condução com os produtores rurais da região, onde estiveram presentes o CBMMT por meio do Batalhão de Emergências Ambientais, Comitê de Gestão do Fogo-SEMA/MT e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Poconé, com a finalidade estabelecer estratégias de auxílio mútuo entre o Estado e proprietários rurais no enfrentamento aos incêndios florestais na região.


As equipes de combate terrestre do CBMMT estão atuando na região desde o dia 21 de julho. No local do incêndio, classificado como de grandes proporções, existem diversos fatores que complicam a atuação das equipes como falta de acesso por estradas, ausência de pontos de ancoragem para impedir a progressão do incêndio, extensas planícies com material combustível, bem como ausência de pistas próximas para a realização do combate aéreo.      



INFORMES PUBLICITÁRIOS