Instituições e movimentos sociais organizam ato online internacional contra despejos e remoções

O Instituto Pólis e a Plataforma Global pelo Direito à Cidade realizarão um ato online internacional em prol da suspensão de remoções durante a crise sanitária causada pela pandemia de Covid-19. A live acontece na sexta-feira, 4/9, e contará com o relator especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada, Balakrishnan Rajagopal e lideranças de movimentos sociais do Brasil e internacionais. O encontro terá início às 10h e poderá ser acompanhado pelo zoom e nas páginas de Facebook do Instituto Pólis e demais organizações envolvidas. As inscrições para o evento podem ser feitas no link: https://www.sympla.com.br/live-internacional-campanha-despejozero__952503.

A iniciativa é parte da Campanha Despejo Zero, criada com o objetivo de pressionar o poder público, com apoio da população, para acabar com despejos e remoções, sejam elas fruto da iniciativa privada ou pública, que tenham como finalidade desabrigar famílias e comunidades, urbanas ou rurais. A articulação também reúne centenas de movimentos do campo e da cidade.

Convidados

O ato será dividido em dois blocos, sendo que o primeiro contará com os depoimentos de líderes de movimentos estrangeiros. Estarão presentes Maria Silvia Emanuelli, da Habitat International Coalition (HIC) do México, Cesare Ottolini, da Aliança Internacional dos Habitantes (IAI) da Itália, Cea Weaver, representando o Cancel the Rent, dos Estados Unidos, Shivani Chaudhry, do movimento Housing and Land Rights Network da Índia, Lucía Delgado Ramisa, da Plataforma dos Afetados pela Hipoteca (PAH) da Espanha, e Mpho Raboeane, da organização Ndifuna Ukwazi da África do Sul. A transmissão contará com tradução simultânea para o inglês, espanhol e português.

O segundo bloco será desenvolvido por Nelson Saule Júnior, coordenador para a Plataforma Global pelo Direito à Cidade e Lúcia Moraes, da Plataforma Brasileira de Direitos Humanos (DHESCA Brasil). Também estarão presentes representantes de movimentos de todas as regiões do Brasil que apresentarão quadros das remoções no país.

Além dessas participações, o ato contará com Benedito Barbosa, da Central dos Movimentos Populares que fará a abertura do evento, assim como a professora Raquel Rolnik, coordenadora do LabCidade (USP) e ex-relatora da ONU, na mediação. O relator especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada, Balakrishnan Rajagopal, ficará encarregado da apresentação e encerramento do encontro.

Transmissões

Além do Instituto Pólis, as organizações parceiras também transmitirão a live em suas páginas no Facebook. Confira os links abaixo:

Sobre o Instituto Pólis | Organização da sociedade civil (OSC) de atuação nacional, constituída como associação civil sem fins lucrativos, apartidária e pluralista. Desde sua fundação, em 1987, o Pólis tem a cidade como lócus de sua atuação. A defesa do Direito à Cidade está presente em suas pesquisas, trabalhos de assessoria ou de avaliação de políticas públicas, sempre atuando junto à sociedade civil visando o desenvolvimento local na construção de cidades mais justas, sustentáveis e democráticas. São mais de 30 anos de atuação com equipes multidisciplinares de pesquisadores que também participam ativamente do debate público em torno de questões sociais urbanas. Aproxime-se https://polis.org.br/

INFORMES PUBLICITÁRIOS