O que não é marketing?

Marketing não é ...bruxaria, mágica ou milagre. Se uma pessoa ou
empresa conquista excelente resultado financeiro, qualidade de vida e
prestígio, para quem está de fora ou para os menos informados, sempre irá
parecer esse resultado é uma questão de bruxaria, mágica ou até um milagre.
Marketing não é...propaganda. Existe uma grande confusão entre
marketing e propaganda. Fazer essa confusão é o mesmo que confundir árvore
com a folha da árvore. Propaganda são as folhas da árvore. Marketing é a
árvore. Podemos fazer marketing sem propaganda. Essa confusão existe
porque a propaganda foi a parte mais ruidosa do marketing de massa da era
industrial. Atualmente vem ganhando força a comunicação pessoal e interativa.
Marketing não é... ...Sinônimo de mentira, imoral ou antiético. Tenho
certeza que você em algum momento já ouviu a frase: “Esse produto não tem
qualidade, não é tão bom assim...” - “ É puro Marketing “. Marketing é uma
ferramenta de gerar valor para o cliente e para a empresa. E como toda
ferramenta, vai depender de quem a utiliza. Uma faca não é moral ou imoral,
ética ou antiética. O seu uso por uma pessoa que tenha má intenção, sim, será
moral ou imoral, ética ou antiética. Não podemos punir a faca pelo uso que
fizeram dela. Podemos punir atitude antissocial de quem a usou mal.
Marketing não é...bicho papão. O Marketing é a ferramenta ideal para
esses novos tempos. A partir dele, podemos identificar novas oportunidades-
através de pesquisas – e estabelecer objetivos e alternativas estratégicas para
alcançá-las. É possível conhecer e aplicar as variáveis de Marketing na sua
empresa para gerar valor para os seus clientes. Ele não é uma ciência difícil.
E é preciso entender que não é preciso se tornar um mestre do Marketing, isso
leva a vida inteira, mas, sim conhecer e ter condições de empregar
corretamente suas técnicas de administração no seu negócio.
Marketing não é... receita de bolo. Não é objetivo dessa ciência indicar
soluções prontas e acabadas, já que, cada caso é um caso. Nela você
encontrará caminhos seguros para que você encontre suas próprias soluções
para o seu negócio. Não existe receita pronta. Tudo é fruto de planejamento e
capacidade de implementar as mudanças necessárias. A administração de
marketing como ferramenta geradora de valor, é o caminho que levará à
solução desde que corretamente utilizada.
Marketing não é... Responsabilidade de um só. Toda a empresa é
responsável pela geração de valor na percepção do cliente.
Marketing não é... caridade. A Filantropia ainda pode ser confundida
facilmente com o Marketing Social, pois, envolve um trabalho em direção as
causas sociais. Porém, a definição de Filantropia é entendida como doação e
caridade. Na Filantropia não existe uma equivalência exigida pela empresa
doadora por parte dos benefícios. Não há preocupação nenhuma com o
destino do dinheiro ou recurso, nem com a forma pela qual foram utilizados.

Marketing não é...perder dinheiro. A única maneira de escolher
corretamente os investimentos que devem ser feitos por uma empresa é
entendendo bem quais são as estratégias que dão resultados e são capazes
de aproximar o negócio de suas metas. A ferramenta para isso em marketing é
conhecida como retorno sobre Investimento, Por meio desse indicador, é
possível saber quanto dinheiro a empresa está ganhando ou perdendo com
cada investimento realizado.
Enfim, Marketing é compreender o mercado e os consumidores para
criar relacionamentos valiosos e gerar lucro. Ele abrange uma série de
conceitos, estratégias e metodologias, que estão em um ambiente mutante.
Descobrir como sobreviver neste ambiente vai depender da sua experiência e
sensibilidade, do seu talento e das sua constante capacidade de aprender e
inovar em Marketing.
Boas Venda$!

 

 


Luiz Vicente Dorileo da Silva – “SHIPU”, formado em administração com MBA
Executivo Internacional e especialista em Marketing. shipumt@hotmail.com 



INFORMES PUBLICITÁRIOS

Mais Vistas