Dia D da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação será neste sábado

Neste sábado (17) acontece em todo o Brasil o “Dia D” de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes até 15 anos de idade. A campanha começou em 5 de outubro e termina no dia 30. A abertura oficial acontecerá na ESF Ilza Terezinha Picolli I e II, às 9h.

Em Cuiabá todos os postos de saúde estarão abertos das 7h às 17h. “A ideia do ‘Dia D’ é dar oportunidade às pessoas que não tem tempo de levar seus filhos para serem vacinados durante a semana de conseguirem imunizar as crianças”, explicou Sandra Horn, responsável técnica de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

Para a vacinação contra poliomielite, o público-alvo são as crianças menores de 5 anos de idade. A meta é vacinar 95% deste público na capital. As crianças de até 11 meses e 29 dias deverão ser vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças de um ano a menor de cinco anos de idade que já tenham recebido as três doses da VIP, deverão receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP).

Na multivacinação, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos. Para as crianças de até 7 anos, serão oferecidas as vacinas contra BCG, Hepatite B, Penta, Polio inativada, Polio oral, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre amarela, Tríplice viral (sarampo,caxumba e rubéola), Tetra viral (sarampo,caxumba, rubéola e varicela), DTP, Hepatite A e Varicela. Para crianças acima dos 7 anos e adolescentes, serão disponibilizadas as vacinas contra Hepatite B, Febre amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano adulto, dTpa, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e Varicela.

A responsável técnica ressalta que os pais ou responsáveis devem levar o cartão de vacina, cartão do SUS ou documentos pessoais das crianças que serão vacinadas. Também devem usar máscara dentro da unidade, lembrando que ela é indicada para pessoas acima dos 2 anos. Aqueles que estão com sintomas gripais ou tiveram contato com alguém nestas condições devem adiar a vacinação, e manterem-se isolados até buscarem uma unidade de saúde para atendimento e realizar a vacinação após a melhora dos sintomas. “Serão adotadas todas as estratégias de distanciamento social, uso de EPIs, higienização constante das mãos, enfim, todas as medidas que a população já está familiarizada. Não deixem de levar as crianças para serem vacinadas, pois devido à pandemia, tivemos uma baixa cobertura vacinal neste ano. Neste momento é muito importante que elas sejam imunizadas e atualizem suas cadernetas”, concluiu Sandra.

Serviço:

O que: “Dia D” de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes até 15 anos de idade

Quando: Sábado (17), às 9h

Onde: ESF Ilza Terezinha Picolli I e II - Rua K , s/n , Residencial Terezinha Picolli

 



INFORMES PUBLICITÁRIOS