Eleitor de MT vai votar primeira para vereador, depois prefeito e depois senador


Já está definida a sequência de votação para o eleitor mato-grossense conforme o Tribunal Superior Eleitoral(TSE).


Primeiro voto será para vereador, em seguida prefeito e, por último, senador no dia 15 de novembro, nas eleições municipal e a suplementar para uma vaga no Senado.


O Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza um simulador de votação. Nele, uma urna virtual e idêntica a utilizada nas seções eleitorais é apresentada ao eleitor, que pode votar para os cargos em disputa nas eleições municipais. Na página há uma lista de candidatos e partidos fictícios. Caso o eleitor erre durante o procedimento de votação, o simulador vai apresentar uma mensagem explicativa, apontando o erro e ensinando como proceder corretamente.
O simulador só contempla a eleição municipal, pois é o pleito que ocorre em todo o país. A plataforma não contempla a eleição suplementar para um cargo de senador, que só acontece em Mato Grosso.


O eleitor que possui dificuldade em decorar números pode fazer uso de anotação com os nomes e números dos candidatos em ordem de votação. Essa prática é permitida no papel, mas é vedada em celular ou qualquer meio eletrônico. Também não é permitido levar o aparelho para a cabine de votação.
 



INFORMES PUBLICITÁRIOS