Secretaria Municipal de Saúde divulga o 29º Informe Epidemiológico sobre a COVID-19

A edição leva em consideração os casos registrados de 14 de março 17 de outubro

 

Semanalmente a Secretaria de Saúde de Cuiabá, com apoio de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso, publica o Informe Epidemiológico sobre a COVID-19, com o objetivo de monitorar o padrão de morbidade e mortalidade e descrever as características clínicas e epidemiológicas dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave - SRAG - pelo SARS-Cov-2 em residentes no município de Cuiabá. Neste informe apresentamos as informações desde a data da notificação do primeiro caso em Cuiabá até a 42ª Semana Epidemiológica (SE), compreendendo o período de 14 de março a 17 de outubro de 2020.

 

 

Destaques da Semana Epidemiológica 42 –11 a 17 de outubro

 

Até 17 de outubro

 

- 26.922 casos de COVID-19 residentes em Cuiabá e 999 mortes.

 

- Taxa de mortalidade superior à do estado, porém com menor crescimento, e mais que o dobro da taxa do Brasil.

 

- Cerca de 32% dos casos, 59% dos indivíduos internados e 75% dos óbitos por COVID-19 referiram presença de comorbidades, sendo as principais: hipertensão arterial, diabetes e doença cardiovascular.

 

- O risco de infecção pela COVID-19 é mais elevado para o sexo feminino até a faixa etária de 40 a 49 anos e para o sexo masculino, a partir de 50 anos de idade.

 

- Risco de internação se eleva com a idade, sendo maior no sexo masculino, exceto na faixa etária de 20 a 29 anos.

 

- Tendência crescente do risco de morte com aumento da idade, e um risco cerca de duas vezes maior para o sexo masculino comparado ao feminino.

 

Na última semana

 

- Crescimento do número de óbitos semanais (26) por COVID-19.

 

- Apesar de frequente oscilação, o valor de Rt (0,69) - índice que estima a reprodução do vírus na população - foi o menor encontrado desde a SE 17 (19 a 25 de abril de 2020).

 



INFORMES PUBLICITÁRIOS