Faixa exclusiva da Av. Fernando Corrêa da Costa continua com monitoramento educativo

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informa à população que a realização do monitoramento educativo na nova faixa exclusiva de ônibus, implantada na Avenida Fernando Corrêa da Costa, foi prorrogado por mais 30 dias. Inicialmente o prazo era até o dia 21 de outubro, porém foi estendido para até 21 de novembro.

Dessa forma, as infrações desta natureza continuam não sendo registradas e nenhum tipo de documento é enviado ao cidadão. A orientação é para que os motoristas fiquem atentos quanto a proibição de circular pela faixa nos horários programados.

A exclusividade na circulação pelo espaço vigora de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h30 e das 16h30 às 19h, e aos sábados, das 6h às 8h30.

A Semob alerta que apenas uso indevido da faixa não resulta, neste primeiro momento, em qualquer tipo de penalidade. Todavia, os condutores continuam sendo autuados ao cometer outros tipos de infrações de trânsito.

FUNCIONAMENTO

Diferente daquelas já implantadas em outras avenidas, a faixa exclusiva de ônibus da Fernando Corrêa da Costa é a primeira a funcionar em um modelo que atende os horários de pico, divididos entre turno da manhã e da tarde. Sendo assim,

Vale destacar que, durante o período de restrição, também podem circular pelas faixas táxis (com passageiros), ambulâncias, viaturas policiais e vans escolares, devidamente vistoriados pela Semob. Para maior atenção dos motoristas, o local está devidamente sinalizado.

FLUIDEZ NO TRÂNSITO

Os corredores foram implantados com o objetivo de proporcionar maior celeridade e com isso menos atraso nos horários estipulados para cada linha de ônibus. Desde a implantação, segundo estudos, a medida praticamente acabou com os atrasos nesses pontos situados nas vias contempladas. Só na Avenida do CPA, conforme a pasta, houve 30% de otimização de chegada entre o terminal de ônibus do CPA I até o Centro da cidade.

Atualmente, Cuiabá conta com faixas exclusivas nas principais avenidas da cidade: Getúlio Vargas, Isaac Póvoas, Generoso Ponce, Tenente Coronel Duarte (Prainha) e Historiador Rubens de Mendonça (mais conhecida como CPA). 



INFORMES PUBLICITÁRIOS