Do caos ao aumento do faturamento, empresária cita perdas e ganhos com a pandemia

No período mais crítico, a clínica de odontologia teve déficit de mais de 93% nos atendimentos

Há 20 anos atuando no mercado odontológico em Cuiabá, a empresária e dentista Laura Neya Nogueira experimentou dias amargos com o início da pandemia no Estado. A profissional, que tem uma clínica que atende todas as especialidades da área, viu seu empreendimento encolher de 600 atendimentos mensais, em média, para apenas 40.

No início do enfrentamento da Covid-19, em março deste ano, a empresária tinha recém concluído uma reforma de reestruturação do espaço e ainda arcava com os pagamentos da obra. Pelo planejamento traçado, a empreendedora contava com um cenário econômico favorável para a ampliação de atendimentos, o que não ocorreu.

Com uma equipe de multiprofissionais voltados ao atendimento nas especialidades de clínica geral, ortodontia, implantodontia, odontopediatria, endodontia, odontologia estética, traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial, a clínica Odonto Light Espaço Saúde passou a atuar somente em casos de urgência e emergência.

Mesmo mantendo as portas abertas, os meses de abril e maio foram os mais críticos. E foi também nestes meses que teve que buscar o crédito do Governo Federal, voltado para apoio às microempresas e empresas de pequeno porte, o Pronampe, para conseguir manter as despesas essenciais, principalmente em relação ao pagamento salarial dos 10 funcionários, que foram integralmente mantidos no período.

“Foi um momento muito delicado, mas como meu empreendimento se encaixava nos serviços essenciais, eu decidi manter os atendimentos emergenciais. Foi necessário tomar novas medidas de precaução contra a doença e ampliei o protocolo de triagem. Cada paciente que chegava para consulta tinha a pressão arterial aferidas, fazia teste de glicemia e da temperatura corporal e bucal além dos cuidados básicos, como lavagem das mãos antes do atendimento, o uso do álcool em gel e máscara facial”, pondera Laura.

Gestão

Frente às dificuldades enfrentadas no período, a empresária chegou a pensar que não resistiria a crise. Porém, a clínica conseguiu se recuperar e já nos meses de agosto e setembro ampliou o faturamento e já bateu a receita alcançada nos doze meses de 2019.

“É muito difícil se manter firme em tempos tão sombrios, mas com persistência e uma equipe unida tudo deu certo. Eu celebro a passagem desta fase com a previsão de mais investimento em equipamento e qualificação profissional”, enfatiza.

Para Laura, a mudança do cenário está baseada na nova visão adquirida por muitos brasileiros. “Com a pandemia, eu acredito que muitos passaram a cuidar da saúde com mais responsabilidade e deixaram de adiar. Muitos estão se voltando mais para o bem-estar e isso é muito bom. Eu credito na mudança dos dias críticos para o aumento do faturamento, pelo trabalho de gestão e marketing que foi feito e o investimento em treinamento da equipe para melhorar o atendimento”, ressalta.

A “Odonto Light Espaço Saúde”, está situada na rua Benedito Camargo, nº 448, esquina com a avenida Dante Martins de Oliveira (avenida dos Trabalhadores). 

INFORMES PUBLICITÁRIOS