Cuiabá prorroga período de inscrição de edital de Fomento, antecipa final de edital de Subsídio e lança mais dois

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, e com apoio do Conselho Municipal de Política Cultural, publica em Diário Oficial nesta quinta-feira (19), editais complementares a dois certames já em andamento da Lei Federal Aldir Blanc, no Município. Também torna público mais dois editais para a classe artística, de Composição de Acervo e de Premiação para Mestres da Cultura Popular. Confira cronogramas de inscrições e resultados.

Os editais têm investimento oriundo do Fundo Nacional de Cultura e foi repassado via Secretaria Especial de Cultura – Ministério do Turismo - para o Fundo Municipal de Cultura de Cuiabá, por meio da Lei Federal 14.017/2020 – Aldir Blanc, criada para oferecer apoio financeiro aos artistas e profissionais da cultura diante da pandemia mundial da COVID-19.

Publicado em setembro, o edital de Subsídio a entidades culturais, contemplou 29 instituições em seu 1º lote. Com o baixo número de inscrições para o 2º lote, a Secretaria de Cultura publica notificação, diminuindo o período de inscrições, que passa a ser até às 18h do dia 25 de novembro. Com a mudança das datas, a Secretaria adquire tempo hábil para remanejamento orçamentário, se necessário.

Já o edital de Fomento, publicado em 06 de novembro teve seu período de inscrições prorrogado para até às 18h do dia 27 de novembro, com objetivo de ampliar o acesso de novos interessados. De acordo com o certame, poderão ser financiados projetos nas categorias individual ou coletivo nos segmentos: artes cênicas, artes visuais e artesanato, audiovisual, cultura afro e indígena, cultura popular, literatura, música e patrimônio histórico. A execução deve ser realizada de janeiro a abril de 2021. Inscrições podem ser realizadas virtualmente pelo e-mail: leiaaldir.blanc@cuiaba.mt.gov.br ou presencialmente na sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Nesta quinta-feira (19), mais dois editais foram publicados. Enquanto um deles abre processo seletivo para inscrição de obras de arte, de artistas locais para compor acervo cultural do município de Cuiabá, o outro vai premiar mestres da cultura popular. As inscrições para os dois editais podem ser realizadas até às 18h do dia 04 de dezembro, virtualmente. O link dos formulários de inscrições de cada um está disponível no site da Prefeitura de Cuiabá, junto com as demais informações sobre os editais da Lei Aldir Blanc no menu da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Conselho Municipal de Política Cultural, ou clicando no banner da Lei Aldir Blanc na página principal do site.

Para informações e orientações sobre o preenchimento dos formulários deste edital, os interessados podem procurar a Secretaria Executiva do Conselho Municipal de Política Cultural pelo telefone (65) 3617-1261 ou presencialmente na sede da Secretaria de Cultura, na Rua Barão de Melgaço, 3677, Centro. O atendimento funciona de segunda a sexta, em horário comercial. 



INFORMES PUBLICITÁRIOS