Mato Grosso é um dos alvos de operação da PF

A Polícia Federal e a Receita Federal,estão cumprindo mandados na Operação Enterprise nos estados de Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Norte, Bahia, Pará e Pernambuco. Sao cumpridos 149 mandados de busca e apreensãoe e 66 de prisão.

O objetivo é combater à lavagem de dinheiro do tráfico de drogas e uma das maiores da história na apreensão de cocaína nos portos brasileiros. A organização criminosa (ORCRIM) visada é especializada no envio de cocaína para a Europa.

Estão sendo sequestrados aproximadamente 400 milhões de reais em bens do narcotráfico, sendo a maior operação do ano em sequestro patrimonial. A PF identificou aeronaves, imóveis e veículos de luxo, havendo a expectativa de que novos bens sejam também identificados após o cumprimento dos mandados de busca e apreensão.

Essa operação é a maior da história em apreensão de cocaína, pois durante a investigação foram anteriormente apreendidas 50 toneladas da droga nos portos do Brasil, da Europa e da África, tratando-se de um importante trabalho de integração entre a Polícia Federal e a Receita Federal na repressão ao tráfico internacional de drogas nos portos nacionais. Tal volume de apreensões situa essa organização criminosa como uma das maiores em atuação no país.

Os criminosos usavam o esquema de lavagem de bens e ativos multimilionários no Brasil e no exterior com uso de várias interpostas pessoas, consideradas “laranjas”, e empresas fictícias, a fim de dar aparência lícita ao lucro do tráfico.

A operação é feita em cooperação internacional. Foram expedidas ainda difusões vermelhas na Interpol para a prisão de oito investigados que estão no exterior, bem como a identificação e sequestro de bens em outros países.

Nome da Operação:

O nome da operação faz alusão à dimensão da organização criminosa investigada, que atua como um grande empreendimento internacional na lavagem de dinheiro e exportação de cocaína, o que trouxe alto grau de complexidade à investigação policial. (Com Assessoria)  



INFORMES PUBLICITÁRIOS