30 Instituições Sindicais assinam repúdio a ataque de Abílio à imprensa

As Centrais Sindicais e os Sindicatos abaixo relacionados assinam a presente NOTA DE REPÚDIO contra o candidato Abílio Júnior, e ao mesmo tempo externamos nosso total APOIO E SOLIDARIEDADE para com os jornalistas atacados e difamados pelo referido candidato.

 

Na semana que antecede o segundo turno das eleições para a prefeitura de Cuiabá, com os candidatos Abílio Jr e Emanoel Pinheiro, o candidato Abílio Jr., em DUAS OCASIÕES de entrevistas, desrespeitou e caluniou os Jornalistas que tentavam entrevistá-lo.

 

Na primeira ocasião, na em Live do site Gazeta Digital, do Grupo Gazeta, o candidato, ao ser perguntado pelo jornalista Khayo Ribeiro sobre o discurso anti-corrupção e a contradição de ter ao seu lado condenados e acusados por corrupção, como Roberto França e o Governador Mauro, este sem qualquer trava ou ponderação, atacou o jornalista dizendo que: “...se soubesse que estaria sendo entrevistado por alguém que apoia o outro lado, não teria vindo para a entrevista..”. Mesmo jovem, o jornalista demonstrou maturidade de jornalistas experientes e deixou a entrevista seguir, ao que foi novamente constrangido pelo candidato que pedia para ele não votar no seu adversário, pois este seria cumplice se o fizesse.

 

Na segunda ocasião, na data de ontem, ao chegar atrasado para o debate na Fecomércio MT, este foi questionado pelo Jornalista Pablo Rodrigo do jornal Gazeta Digital, sobre os apoiadores para o segundo turno do referido candidato. Irritado com a contradição apontada de forma inteligente pelo Jornalista, pois quem prega exaustivamente combate a corrupção se aliar a um condenado pela justiça federal a prisão por corrupção, e a outro que responde a vários processos também por improbidade, não seria o mais coerente da parte do candidato. Neste momento, “sacou” de seu celular e começou a fazer uma “live” na tentativa de IMTIMIDAR o jornalista e constrangê-lo diante do seu secto de seguidores de rede social. Tentou ainda “ensinar” o jornalista a fazer perguntas, dizendo a ele o que deveria perguntar (sic), como se fosse obrigação do jornalismo perguntar somente aquilo que agrada ao entrevistado, ledo engano!. Não parou por aí, alegou SEM PROVAS, o que configura crime de DIFAMAÇÃO, que o Grupo Gazeta haveria se “vendido” para o grupo do outro candidato.

 

Ainda teve tempo de agredir a moral de outro jornalista, Sr Max Aguiar, e o veículo de comunicação para o qual trabalha (site olhar direto), quando este questionou sobre seus gastos de campanha, já que contratara marqueteiro renomado e, que cobra caro, para o segundo turno. De forma destemperada e sem qualquer controle emocional, respondeu que não seria o site que trabalha o jornalista que estaria pagando, insinuando que o mesmo era “vendido”. Depois das confusões partiu para o debate enquanto a imprensa trabalhava na cobertura.

 

As centrais sindicais e Sindicatos de Trabalhadores Públicos e Privados REPUDIAM as falas grosseiras, anti-democráticas, difamatórias e criminosas do candidato Abilio Jr, conhecido por seu temperamento instável e imaturo emocionalmente.

 

Respeitar o jornalismo e o jornalista, é dever de todos e, sobretudo, de quem se arvora a ser candidato. Pois só existe democracia onde há imprensa livre para perguntar e questionar o assunto que for. Cercear perguntas da imprensa é querer domesticá-la e assim, perder-se completamente o pilar que a sustenta, que é a imparcialidade.

 

Repudiamos ainda o ataque rasteiro ao Grupo Gazeta de Comunicação, que tanto faz pelo jornalismo investigativo de Mato Grosso, bem como o ataque ao site “Olhar Direto”, conhecido pelo seu jornalismo sério, imparcial e antenado com os fatos mais importantes para a sociedade.

 

Prestamos pela presente NOTA, toda nossa SOLIDARIEDADE E APOIO aos jornalistas covardemente atacados e, nos pomos a disposição com nossos Advogados e estrutura sindical, caso entendam por bem interpelar judicialmente o candidato para que prove o que alegou sobre os jornalistas, vez que isso pode manchar a imagem de jornalistas sério como os que fizeram as entrevistas.

 

O Jornalista é um trabalhador como qualquer outro, embora com um papel relevante e fundamental para toda sociedade. Não se pode adotar a prática do ídolo do candidato, o mandatário do palácio do planalto, que agride verbalmente jornalistas quando confrontado com perguntas indigestas, mas de interesse público.

 

O bom jornalismo é pilar da democracia. O jornalista é o mesmo trabalhador que, como todos, vêm sendo massacrados em seus direitos mais básicos, de modo que, permitir o assédio moral de autoridades públicas como os casos em questão, nos obriga enquanto entidades de classe, de grau superior e de base, a nos insurgir e REPUDIAR, para que novos eventos como esses não se repitam.

 

Cuiabá, 25 de novembro de 2020

 

Entidades que assinam a presente nota:

1-Central dos Sindicatos Brasileiros Seccional MT/CSBMT

2-Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil/CTB

3-Central única dos Trabalhadores/CUT

4-Força Sindical/FS

5-Nova Central Sindical/NSC

6-Federação dos Servidores do Estado de MT/FESSPMT

7-Sindicato dos Profissionais da Área Meio do Poder Executivo/SINPAIGMT

8-Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cuiabá/SISPUNC

9-Sindicato dos Agentes de Regulação e Fiscalização de Cuiabá/SINDARF

10-Sindicato dos Auditores Fiscais e Inspetores de Tributos de Cuiabá/SINAFIT

11-Sindicato dos Trabalhadores de Combate as Endemias de MT/SINTRACEMT

12-Executiva Regional do Centro Oeste da Federação Nacional dos Farmacêuticos/FENAFAR

13-Sindicato dos Papiloscopistas e Técnicos em Necrópsia de Mato Grosso/SINPP

14-Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo do Estado de MT/SINTRADEPEMT

15- Sindicato dos Trabalhadores do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso/SINTTCONTAS

16- Sindicato dos Servidores de Nova Ubiratã/SINSEP

17- Sindicato dos Servidores da Saúde de MT/SISMAMT

18-Sindicato dos Servidores Municipais de Araputanga/SISMARA

19-Sindicato dos Servidores Municipais de Alta Floresta/SINPUMAF

20-Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias extrativas de Minério MT

21-Associação dos Gestores Governamentais do estado de MT

22-Associação dos Servidores da Agência Reguladora de MT/ASSAGER

23- Sindicato Regional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias da Região Leste de Mato Grosso - SINDACSE-MT

24-Sindicato dos Trabalhadores em Rádio e TV de MT/SINTERTMT

25- Sindicato dos Trab. Nas Ind. do Vestuário e Textil no Estado de MT. STIVET/MT

26-Sindicato dos Servidores do Desenvolvimento Econômico e Social/SINDESMT

27- Federação dos Trabalhadores nas Indústrias MT/FETIEMT

28-Sindicato dos Servidores Municipais de Tangará da Serra/SSERP

29- Sindicato dos trabalhadores nas indústrias de material plástico e reciclagem de Mato Grosso/STIPLAST

30-Associação dos Auditores do Estado de Mato Grosso/ASSAE

  



INFORMES PUBLICITÁRIOS