São Benedito possui 67,5% de leitos de Covid-19 ocupados e já realizou mais de 440 atendimentos

Unidade de Saúde referência no atendimento de pacientes com a Covid-19, o Hospital Municipal São Benedito já atingiu, nesta segunda-feira (18), 67,5% da taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), que foram reservados para atender à população infectada pela doença respiratória.

Equipado pela gestão Emanuel Pinheiro com 40 novos leitos de UTI e mais 20 clínicos de estabilização, o hospital faz parte do Plano de Mitigação da Capital para atuar como apoio ao Hospital Referência à Covid-19, mais conhecido como antigo Pronto-Socorro, na Capital.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela unidade de saúde, desde o começo de junho de 2020, o São Benedito já realizou 443 atendimentos, destes 174 residentes de Cuiabá e 269 vindos do interior de Mato Grosso, totalizando 39% cuiabanos e 61% do resto do Estado.

Além disso, em sete meses, o hospital deu 42 altas médicas e fez 119 transferências de pacientes para outras unidades de saúde. Também foram contabilizados 254 óbitos até esta segunda, sendo a maioria de Cuiabá com 105 mortes e 42 de moradores de Várzea Grande.

O São Benedito também informa que a maioria dos pacientes que estão internados na UTI, são do sexo masculino. Por meio de um gráfico, a unidade de saúde relata que 64% são homens e 37% mulheres. A maioria deles com idade entre 61 a 70 anos. A faixa etária com maior volume de óbitos também está entre os pacientes de 61 e 70 anos, seguido por 71 a 80 anos.

Outro dado que chama atenção, é que de todos os pacientes que foram encaminhados para o hospital, 86% acabaram se confirmando com a Covid-19 e apenas 14% tiveram a suspeita da doença descartada.

O diretor da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, que administra o Hospital São Benedito, Célio Rodrigues, alerta para o aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI e pede à população cuiabana e de todo o Estado, para que sigam as recomendações do Ministério da Saúde com relação aos cuidados e prevenção à doença.

“Sabemos que a Covid ainda está aí e, se deixarmos de nos cuidar, o vírus vai voltar a crescer, assim como já está ocorrendo em Mato Grosso. O São Benedito já ultrapassou mais da metade da taxa de ocupação de leitos de UTI, então o momento é de atenção e prevenção. É importante que todos usem máscaras de proteção, passem álcool em gel e evitem aglomerações, para que não cheguemos ao extremo de entrar em um colapso na saúde”, diz.

Hospital Referência

O Hospital Referência à Covid-19, (antigo Pronto-Socorro), localizado na região central da Capital, está com 51% dos leitos de UTI ocupados. A unidade de saúde dispõe de 95 leitos, sendo que 48 estão com pacientes internados. Na enfermaria, há 90 leitos e 28 deles estão sendo usados, gerando uma taxa de ocupação de 31%.

 

 



INFORMES PUBLICITÁRIOS