Questões de exatas deste domingo (24) exigem interpretação de texto e boa leitura

Biologia, Física, Matemática e Química são as disciplinas que encerram o Exame Nacional do Ensino Médio, neste domingo (24). Apesar de serem matérias da área de exatas, as questões devem exigir muita interpretação de texto e boa leitura dos participantes. Para a prova, professores também indicam concentração, paciência e atenção aos enunciados. Composto por 90 questões, o exame será aplicado a partir das 13h30 (horário de Brasília) e serve como entrada em universidades de todo o país.

Para o professor de Física do Ensino Médio do Colégio Maxi, Cláudio Guedes, a famosa “decoreba” leva a nada para quem for fazer o Enem neste domingo (24). Ele explica que em geral, as fórmulas mais comuns nas áreas de exatas costumam fazer parte das questões, não sendo necessário aos participantes esforços para decorá-las.

“Ficar se preocupando em decorar fórmula de Bháskara ou outras é uma perda de tempo, porque elas já aparecerão na prova de alguma forma. É importante interpretar a questão, analisar gráficos, compreender como chegar à resposta e acertá-la”, acrescenta Guedes.

Desde segunda-feira (18), o Maxi vem realizando aulas de revisão online de Ciências da Natureza e Matemática para as turmas do 3º ano do Ensino Médio e Extensivo, público-alvo do Enem. A atividade é transmitida ao vivo pelo canal da escola no Youtube, e pode ser acessada por todos.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Maxi, Luciane Beserra, as revisões têm contado com um bom engajamento das turmas. No dia da prova, mais uma vez, a instituição se une ao Anglo Vestibulares para a divulgação do gabarito extraoficial. “A participação na primeira semana já havia sido ótima. Eles estão acompanhando muito bem as aulas, tirando dúvidas, interagindo com os professores. São os últimos dias antes da prova. É o momento de revisar o que for necessário e se preparar melhor”, conta.

Para o segundo dia de provas, neste domingo (24), serão 90 questões de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e Matemática. O gabarito oficial poderá ser acessado pelos participantes no site oficial do exame: www.enem.inep.gov.br. A previsão é de que esteja disponível até o terceiro dia útil após a realização da prova.

Covid-19 – Nesta edição do Enem, em virtude da pandemia de Covid-19, os candidatos terão uma segunda data para realização do exame. Para quem for diagnosticado com o vírus ou outras doenças contagiosas, no período que antecede a prova, o exame será aplicado nos dias 24 e 25 de fevereiro. O participante deve entrar em contato com a Central de Atendimento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) pelo telefone 0800 616161 e informar sua situação.

 

 

 



INFORMES PUBLICITÁRIOS