O perigo da carbofobia

E até hoje se acredita que para poder emagrecer é necessário retirar os alimentos fontes de carboidratos para obter um melhor resultado.

Durante muitos e muitos anos e até atualmente vivemos em um estado de “carbofobia”, ou seja, o medo de comer alimentos fontes de carboidratos. Isso é proveniente do grande terrorismo nutricional promovido por pessoas nas redes sociais sem conhecimentos algum de nutrição “influenciadores fitness”.

E até hoje se acredita que para poder emagrecer é necessário retirar os alimentos fontes de carboidratos para obter um melhor resultado.

Ocorre que isso não é real, mesmo que seja no processo de emagrecimento é necessário ter na sua alimentação equilibrada com os alimentos fontes de carboidratos, alimentos fontes de lipídios e alimentos fontes de proteína.

O nutricionista na sua pratica utiliza métodos de cálculos para determinar a quantidade de alimentos que você deve ingerir quando o objetivo é emagrecimento, e também analisa a parte biológica do seu corpo, por exemplo, como esta seu nível de inflamação, toxidade, níveis de vitaminas e minerais e todas as funções dos seus órgãos através exames bioquímicos “sangue”.

Mas, à longo prazo, o que pode acontecer com minha saúde se eu me mantiver com níveis baixos de alimentos fontes de carboidratos?

O hipotálamo produz o hormônio TRH, que estimula a hipófise a produzir o TSH hormônio estimulante da glândula tireoide, esse hormônio é uma glicoproteína (ou seja precisa de carboidratos da alimentação, isso significa que sua alimentação com perfil muito baixo ao longo prazo você estará prejudicando a função da glândula tireoide.

Com forma bem parecida com a de uma borboleta, a glândula tireoide é localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo do Pomo de Adão. Reguladora da função de importantes órgãos como o coração, o cérebro, o fígado e os rins, ela produz os hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina).

Existe uma serie de reações que acontecem para manter o bom funcionamento dessa glândula, mas para que você entenda de forma simples funciona mais ou menos assim, o T4 produzido precisa ser convertido em T3 que é a forma ativa do hormônio, porem existe outro hormônio cuja função é equilibrar o T3.

Este é chamado de T3 reverso “T3 falso” e não possui receptores. Ocorre em grande produção no fígado e quanto maior a produção T3 falsa terá menos lipólise, a glicose e o seu metabolismo cai, o que retarda a queima de gordura corporal.

O estresse aumenta os níveis de cortisol, que aumenta T3 reverso “T3 Falso”, ou seja, quando sua alimentação está muito hipocalórica o T3 reverso começa aumentar e quanto maior a quantidade de T3 reverso “Falso” será bloqueado o T3 livre reduzindo sua queima de gordura.

Observa que mesmo que seja para estética ou qualquer outro objetivo o processo de emagrecimento precisar ser realizado sobre acompanhamento de um profissional habilitado, retirar nunca foi a melhor opção, equilibrar é o caminho correto.

Por Anderson Melo- Nutricionista Clínico e Esportivo
Instagram: nutricionista_andersonmelo  



INFORMES PUBLICITÁRIOS

Mais Vistas