Defesa Civil de Cuiabá faz replantio de 40 mudas de árvores nativas e frutíferas

A Defesa Civil de Cuiabá iniciou uma ação visando o replantio de mudas de árvores nativas e frutíferas em pontos da cidade. No último final de semana a praça do Complexo Esportivo Jonas Pinheiro no bairro Jardim Cuiabá, na Região do Coxipó, recebeu 40 mudas de árvores nativas e frutíferas. As mudas foram doadas pelo Horto Florestal Tote Garcia.

O diretor de Proteção e Defesa Civil, José Pedro Ferraz Zanetti contou que outras ações semelhantes estão sendo planejadas e deverão ser realizadas pelo órgão ao longo do ano. O objetivo é trazer o verde de volta aos logradouros públicos e outros espaços urbanos e melhorar a qualidade de vida das pessoas e o meio ambiente urbano.

O replantio de árvores proporciona às cidades inúmeros benefícios relacionados à estabilidade climática, ao conforto ambiental, a melhoria da qualidade do ar, e também para a saúde física e mental da população, além de influenciar na redução da poluição sonora e visual e auxiliar na conservação do ambiente ecologicamente equilibrado.

“Uma alternativa eficaz quando se quer tornar um lugar mais sustentável é o plantio de árvores, além disso, a arborização é muito importante nos centros urbanos do ponto de vista social e da saúde da população”, ressaltou Zanetti.

Entre os benefícios para a cidade o plantio de árvores auxilia na estabilidade do solo, pois as raízes das árvores propiciam uma maior fixação da terra, diminuído os riscos de deslizamentos. Além do conforto térmico associado à umidade do ar e à sombra: melhora o macroclima com o equilíbrio da temperatura através da sombra e da evapotranspiração; reduz a poluição: melhora a infiltração da água no solo e evita as erosões associadas ao escoamento superficial das águas das chuvas. Um outro beneficio importante é a proteção dos corpos d’água e das suas margens filtrando as impurezas e impedindo o carreamento de poluentes ao lençol freático.

Na ação realizada no último sábado além de ipês foram replantadas mudas de árvores frutíferas - cajú, manga, pitomba e tamarindo. 



INFORMES PUBLICITÁRIOS