Marinha do Brasil promove ação de combate ao lixo no Rio Cuiabá

A Marinha do Brasil (MB), por meio da Capitania Fluvial de Mato Grosso (CFMT), realizou, ontem (13), ação de limpeza e retirada de lixo no Rio Cuiabá, junto à comunidade ribeirinha da capital mato-grossense.

A ação fez parte da Operação Verão 2020/2021 - “Todos por uma Navegação Segura”, iniciada no dia 15 de janeiro nos Estados de MT e MS, e teve como objetivo promover a conscientização da sociedade quanto à poluição dos rios e suas consequências ao meio ambiente, à economia e à saúde humana. Foram retirados, no total, 100 kg de lixo. A Marinha do Brasil contou com o apoio da Defesa Civil, da Guarda Municipal de Várzea Grande e professores e alunos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Além do recolhimento de lixo, foram distribuídos álcool em gel com repelente à comunidade ribeirinha da região.

Operação Verão

Ao longo de todo o verão, o fluxo de embarcações de esporte e recreio e a prática de turismo náutico nos mares e rios aumentam significativamente. Nesse sentido, a Marinha do Brasil desencadeia anualmente a Operação Verão, com o objetivo de promover a conscientização e fiscalização do tráfego aquaviário nas áreas de maior concentração de embarcações, zelando, assim, pela salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição hídrica.



INFORMES PUBLICITÁRIOS