Vereador solicita que município trate pacientes com sequelas da Covid-19

O vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) fez uma indicação na manhã desta terça-feira (6), durante sessão na Câmara Municipal da Capital, que a Prefeitura de Cuiabá, instale um ambulatório com especialidades médicas para tratar pacientes que ficaram com sequelas do coronavírus.

De acordo com o parlamentar que também atua como médico ortopedista, ele tem presenciado vários pacientes que precisaram ser internados em enfermarias ou Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), que após deixarem os hospitais em um período de 60 ou 90 dias desenvolveram infarto, problemas respiratórios e disfunção pulmonar que poderiam ter sido evitados, caso esses pacientes tivessem acesso ao tratamento especializado.

“Hoje tem tratamento precoce da covid. Eu também sou a favor da profilaxia e também quero que o Poder Público realize o tratamento pós covid porque muitos acabam morrendo ainda após deixar o hospital porque as sequelas deixadas pela doença é grave. Atualmente nós temos apenas dois hospitais referências que são Hospital Municipal, antigo Pronto-Socorro e São Benedito que dispõe de leitos de enfermarias e UTIs, mas não temos tratamento especializado caso essas pessoas necessitem após a infecção”, disse.

Segundo o vereador, 80% da população depende do Sistema Único de Saúde e Cuiabá não conta com um ambulatório disponível com nutrólogo, fisioterapeuta, endocrinologista, cardiologista, pneumologista entre outras especialidades.

“O nosso maior centro médico hoje é o Centro de Especialidades médicas situado na Getúlio Vargas e precisamos urgente de um ambulatório porque a grande maioria da população também evolui a óbito após deixar a internação porque sofrem um AVC, pneumonia secundária e a Saúde pública precisar oferecer as mínimas condições para ser tratada de forma digna”, finalizou.



INFORMES PUBLICITÁRIOS