Empresário alvo de operação Rota Final deve se entregar quando retornar de viagem

Não está em Cuiabá o  empresário Eder Pinheiro, da Verde Transporte, que é um dos alvos da Operação Rota Final e teve mandado de prisão preventiva decretado pela Justiça. Ele  ainda não foi encontrado pelos agentes do GAECO, por estar em viagem.

Segundo o advogado Ricardo Monteiro, que faz a defesa do empresário, ele vai se aproesentar as autoridades assim que retornar.

O Gaeco está desde o início da manhã cumprindo mandados originados de investigação na Operação Rota Final que aponta crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e fraude a licitação do setor de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal de Passageiros de Mato Grosso (STCRIP-MT).

 

A ação também cumpre um mandado de imposição de medidas cautelares contra Julio Cesar de Sales Lima, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros do Estado de Mato Grosso, que irá usar tornozeleira eletrônica.

 

Os mandados judiciais foram expedidos pelo desembargador Marcos Machado, do Tribunal de Justiça.

 

DEPUTADOS E EX-DEPUTADO ALVOS

Também são alvos da operação o deputado estadual Dilmar Dal'Bosco (DEM) e o suplente Pedro Satélite (PSD). Ainda foi cumprido mandados de desfavor de uma assessora parlamentar, suspeita de envolvimento no esquema.

 

 

SEGUNDA VEZ

Essa é a segunda vez que o empresário ´é alvo de mandado de prisão. Em 2018, ele foi preso na 1ª fase Operação Rota Final.

 

Na denúncia do MP, Eder aparece como sendo um dos líderes do esquema composto por empresários do segmento de transporte de passageiros que teriam se unido a agentes públicos para impedir o sucesso da licitação no transporte intermunicipal de Mato Grosso, causando prejuízos ao Estado e aos consumidores.

 

Em dezembro do ano passado, o MPE ingressou com uma ação civil pública para que fosse devolvido o valor R$ 161.294.235,35 aos cofres públicos por conta do esquema.

FOTO EDNILSON AGUIAR/O LIVRE  



INFORMES PUBLICITÁRIOS