Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019
NOTA CUIABANA

Mato GrossoAnatel disponibiliza aos consumidores novas ferramentas de atendimento e transparência

Postado 1 semana atrás Fonte: assessoria

Clientes de operadoras de telefonia e TVs por assinatura têm agora mais duas ferramentas de atendimento ao consumidor e transparência. Uma delas é o Anatel Consumidor, canal desenvolvido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para receber reclamações e questionamentos dos consumidores sobre os serviços de telecom. 

O canal substituiu o sistema Focus, antes usado pela agência. Para utilizar a ferramenta de atendimento – disponível no portal da Anatel e também em lojas de aplicativos –, é necessário realizar um cadastro. A partir daí, o usuário pode registrar a reclamação contra a prestadora, que deverá dar um retorno em até 10 dias corridos. Também é possível reabrir o chamado e avaliar o atendimento. 

Por ano, a Anatel recebe, em média, três milhões de reclamações em seus canais de atendimento. De acordo com o presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais, o objetivo da agência é  empoderar mais os consumidores. Para isso, a agência aprimorou o sistema anteriormente utilizado (o Focus), tornando a ferramenta mais amigável e compreensível. 

A central telefônica continuará aberta, garante a Anatel, atendendo pessoas que desconhecem ou têm dificuldade com uso da tecnologia. O call center funciona por meio dos telefones 1331 e 1332, este último específico para pessoas com deficiência auditiva ou da fala. 

Dados abertos

A segunda ferramenta lançada pela Anatel se chama “Painéis de Dados”. Trata-se de uma plataforma única que reúne informações importantes para a melhoria da prestação dos serviços. São disponibilizados gráficos, mapas, dados segmentados e planilhas que podem ser úteis para consumidores, empresas, consultorias, órgãos públicos e veículos de imprensa. 

A funcionalidade amplia a transparência das informações sobre o setor. Atualmente, estão disponíveis dados sobre sete temas: acesso, certificação de produtos, consumidor, espectro e órbita, outorga e licenciamento, qualidade e regulamentação. 

Outras formas de reclamar

Além dos canais da agência reguladora, também é possível formalizar reclamações contra operadoras de telefonia e TV pela plataforma www.consumidor.gov.br . Esta ferramenta é nacional e possibilita a resolução de conflitos de consumo de forma rápida e desburocratizada. Atualmente, 80% das reclamações registradas no Consumidor.gov.br são solucionadas pelas empresas, que respondem aos consumidores em um prazo médio de sete dias.

Quem prefere atendimento presencial ou não tem acesso à internet, basta procurar a unidade do Procon mais próxima. Para formalizar a reclamação é preciso apresentar os documentos pessoais, comprovante de endereço e cópia do que for reclamar: fatura, contrato, boleto, etc.

 

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