Sábado, 06 de Junho de 2020
Unimed corona

Mato GrossoCuiabanos seguem em ritmo acelerado na preparação do ENEM

Postado 2 semanas atrás Fonte: henrique pimenta

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 se encerram nesta sexta-feira (22). Segundo balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a edição deste ano já alcançou quase 4 milhões de inscritos. Com a suspensão das aulas nas escolas, provocada pela pandemia do novo coronavírus, uma nova rotina de estudos tem marcado a vida dos alunos.

A estudante cuiabana Gabriela Zanetti, de 17 anos, criou um planejamento de estudos e cumpre à risca desde o início da pandemia. De acordo com ela, a leitura e a resolução de exercícios seguem de segunda a sábado, com horário marcado, além das aulas virtuais, oferecidas pelo Colégio Salesiano São Gonçalo, onde estuda. “Além dos meus estudos, o que está realmente fazendo a diferença, são as aulas on-line, claro que falta aquele calor humano, mas não tem problema, porque entendemos a situação. Todos os dias da semana temos cinco horários e no sábado temos simulado”, explica a adolescente.

Segundo o professor José Francisco Ourives, coordenador pedagógico do ensino médio do Colégio Salesiano São Gonçalo, a escola tem orientado os alunos a seguirem firmes na preparação. A instituição criou um estúdio dentro da sala de aula, onde o professor realiza a aula ao vivo e o aluno acompanha de casa. “Temos um sistema que mensura a frequência e participação do estudante, nesse ambiente digital”, pontua Ourives. 

 

Além das aulas ao vivo durante a manhã, a tarde os alunos realizam tarefas e atividades com o acompanhamento virtual dos professores que trabalham on-line, todos os dias com os plantões tira-dúvidas. “Já aplicamos até simulado de forma virtual e a adesão foi mais de 95% dos estudantes que estão entendendo a questão da pandemia e buscam se esforçar para aprender em casa, se preparando assim para o Enem”, diz o coordenador.

"As aulas virtuais, com certeza foi a melhor saída, pois não podemos deixar de nos preparar para o Enem por estarmos em quarentena", destaca o estudante Pedro Stuhler, de 16 anos, aluno também do Colégio Salesiano São Gonçalo.
 

Para os estudantes da educação infantil e do ensino fundamental, a escola também segue com as aulas virtuais. O colégio também disponibiliza vídeos e atividades por meio do sistema Estuda.com e atividades e aulas complementares virtuais pelo Sistema Poliedro e recursos do Rede Salesiana de Escolas, todos com positiva referência nacional. “Nosso desafio é manter os alunos motivados. Sinto que estamos cumprindo nosso papel, cumprindo nossa missão, oferecendo conteúdo, ferramentas, método e o acompanhamento diário junto aos pais, professores e estudantes”, afirma o diretor da escola, padre Hermenegildo Conceição. 

Comentários

Os comentários não representam a opnião do jornal; a responsabilidade é do autor da menasgem.