Sexta-feira, 25 de Setembro de 2020
ENERGISA CORONA

VariedadesCurso gratuito para candidatos a procurador da República cotistas abre inscrições até 25 de setembro

Postado 1 semana atrás Fonte: assessoria

Com o objetivo de aumentar a diversidade nos quadros do Ministério Público Federal (MPF), a Fundação Pedro Jorge, com participação da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e da Educafro, recebe, a partir desta terça-feira (15), inscrições para o Projeto Identidade, o primeiro curso preparatório à carreira de procurador da República, gratuito, voltado a candidatos e candidatas cotistas, com aulas de temas principais e orientação de estudo. As incrições, tanto para estudantes quanto para professores-voluntários, vai até 25 de setembro.

O Projeto é resultado direto da tese 17, aprovada no 1º Congresso Técnico da classe, em 2017: "Favorecer a inserção de membros oriundos de classes sociais menos abastadas, negros e mulheres através da realização, pela FPJ, de curso de preparação específico, online, a ser ministrado pelos Procuradores da República aos aprovados na primeira fase do concursos para membros do MPF". Diante disso, o projeto Identidade surge como o início dessa luta incansável para a igualdade.

A sociedade brasileira vive uma realidade racista e discriminatória e a busca é para construção de um programa dirigido para ingresso de afrodescendentes no Ministério Público Federal, uma vez que, atualmente, brancos correspondem a 85% dos membros, enquanto negros, 14%, conforme pesquisa do Comitê Gestor de Gênero e Raça do Ministério Público Federal publicada na Informação técnica nº 2/2020.

O projeto conta com o trabalho de voluntários e não gerará qualquer custo para os envolvidos. As aulas serão gravadas e disponibilizadas em plataforma única. Outros voluntários poderão auxiliar no planejamento de estudos e retirada de dúvidas sobre a carreira, matérias do concurso e formas de estudo.

Mais informações e inscrições estão no endereço https://anpr.org.br/projetoidentidade

 

Serviço

Curso preparatório para o concurso a procurador da República

Quem pode se inscrever: candidatos negros e negras

Inscrições: de 15 a 25 de setembro, pelo site https://anpr.org.br/projetoidentidade

 

Cronograma*

Inscrições para professores-voluntários: até 25 de setembro

Inscrições para estudantes: 15 a 25 de setembro

Início da gravação das aulas: 1º de outubro

Análise das inscrições e divulgação dos deferimentos: 5 de outubro

Recurso de indeferimento: 6 a 8 de outubro

Julgamento dos recursos e decisão final sobre lista de inscritos: 16 de outubro

Disponibilização das primeiras aulas e materiais: 19 de outubro

* Sujeito a alterações

Comentários

Os comentários não representam a opnião do jornal; a responsabilidade é do autor da menasgem.