Segunda-feira, 11 de Novembro de 2019
MALAI2

BrasilDicas de hidratação para a pele negra

Postado 3 semanas atrás Fonte: Danielle Soares

A pele negra exige cuidados específicos que, muitas vezes, você pode não conhecer ou mesmo fazer errado por seguir dicas que existem por aí.

 

Pensando nessa questão, é essencial conhecer a sua pele bem como o que faz bem para ela, independente do tom.

 

Então, vem comigo descobrir as melhores dicas de hidratação para a pele negra e garanta o melhor resultado em menos tempo.

 

Preparada?

 

Os cuidados da pele negra

 

É comum que as pessoas ouçam diariamente sobre a importância de lavar, limpar e hidratar a pele.

 

Mais importante que isso, você realmente sabe porque esses cuidados são necessários?

 

Para começar, os diferentes tons de pele são resultado da produção de melanina, algo herdado geneticamente e, portanto, impossível de alterar.

 

A pele negra, como qualquer outra, sofre com o impacto dos raios solares, poluição, falta de cuidado, desidratação e quebra de fibras.

 

Entretanto, é possível que você demore um pouco mais para notar manchas ou mesmo rugas devido a concentração de melanina.

 

Essa melanina, que dá pigmento, quando concentrada pode contribuir para que a pele seja mais firme e elástica, evitando o envelhecimento precoce de forma mais natural.

 

Justamente por isso, é comum que pessoas de pele negra pareçam mais jovens do que são e tenham menos rugas e manchas. Ainda que não seja uma regra exata.

 

Assim, os cuidados com a sua pele independem da idade, tom ou mesmo do seu poder financeiro, sendo possível começar agora e sem gastar muito.

 

6 dicas de hidratação para a pele negra

Tratar qualquer tipo de tecido não é difícil, mas exige continuidade ao longo dos anos. Não sendo uma tarefa para cada dois meses.

 

Com isso em mente, segue as dicas que devem fazer parte do seu bloquinho de notas ou agenda:

 

- Conheça o seu tipo de pele:

A primeira dica funciona como a base para todos os tipos de tratamentos que serão colocados em práticas a seguir. 

 

Assim, conhecer o seu tipo de pele é essencial não apenas para evitar alguns hábitos, mas também para saber o tipo de produto ideal e recomendado.  

 

Dessa forma, é essencial saber se a sua pele é mais oleosa ou seca, ou mesmo tratar manchas, acne e espinhas com um profissional qualificado.

 

Dentro dessa dica, é importante se ater ao tipo de produto que você utiliza, sempre voltado para o seu tipo de pele e evitar aqueles com ação contrária.

 

Por exemplo, se você tem a pele oleosa, utilizar produtos de pele seca pode aumentar ainda mais a oleosidade, o que gera espinhas e cravos.

 

- Beba muita água:

A segunda dica de hidratação para a pele negra é sempre beber muita água, sendo recomendado ao menos dois litros por dia.

 

Segundo diversos estudos, a pele negra pode perder em torno de 30% mais de água do que os tons mais claros e, como resultado, podem ficar mais secas e envelhecem mais rápido.

 

Esse tema é preciso atenção, já que você facilmente não percebe que a pele está desidratada ou mesmo que agentes externos e noviços estão atingindo os tecidos. 

 

O resultado é que, quem bebe pouca água, pode ficar com a pele mais áspera e grossa, gerando um tom esbranquiçado comum em joelhos e mãos.

 

Então, pegue a sua garrafinha e beba ao longo do dia.

 

- Aposte no Pantenol:

O pantenol é facilmente encontrado em cremes hidratantes e até algumas pomadas e loções, sendo ideal para peles secas e com a vantagem de ser utilizado diariamente.

 

Para tratar áreas mais secas e ásperas, o pantenol usado durante cinco dias seguidos já é capaz de mostrar uma grande alteração no tom e na textura.

 

Isso tudo, porque o pantenol é rico em pró-vitamina B5.

 

Outra opção para hidratar externamente a pele todos os dias e ter um bom resultado, é com o uso do óleo de coco.

 

Nesse caso, basta comprar os potinhos encontrado em mercado, em óleo/gel ou em pasta.

 

- Máscara de banana:

Para você, que nunca deixa os cuidados de lado e quer ficar com a pele ainda mais macia e brilhante de forma natural, a máscara de banana é uma das melhores opções.

 

Dessa forma, coloque uma banana em um potinho e amasse bem, adicionando em seguida uma colher de sopa de mel.

 

Em seguida, passe a mistura em toda a face e deixe por dez a quinze minutos, duas vezes na semana. Lavando em seguida.

 

Outra dica de máscara caseira para pele negra e resultado rápido consiste em mistura duas colheres de aveia triturada com uma colher de mel.

 

Essa segunda opção pode ser usada em torno de três a quatro vezes na semana, deixando agir por em média quinze minutos.

 

- Argila branca:

Uma das opções de produtos disponíveis em diversas lojinhas para tratar a pele negra é a argila branca, ideal para tons mais escuros.

 

Isso porque, essa argila é capaz de oferecer uma hidratação profunda, já que repõe a umidade dos tecidos e consegue combater a oleosidade.

 

Ao mesmo tempo, essa argila é ideal para reduzir e evitar cravos e espinhas e pode auxiliar no tratamento de manchas, deixando a pele uniforme.

 

- Argila verde:

Para finalizar essa lista de dicas de hidratação para a pele negra, não poderia falta a argila verde, utilizada para tratar e evitar o envelhecimento dos tecidos.

 

A argila verde tem ação capaz de desintoxicar e eliminar bactérias e outros agentes virais presentes nos tecidos.

Figura 4 Photo by Asuen Airan on Pinterest

Sendo assim, estimula o tecido saudável enquanto limpa as células mortes e auxilia no rejuvenescimento natural.

 

O ideal é optar por dias alternados entre as argilas, para conseguir ter um resultado mais perceptível e efetivo em pouco tempo.

 

Outras dicas para hidratar a pele negra é sempre mantê-la limpa, lavando em torno de três vezes com água, e evitar esfregar a toalha e esponjas, secando de maneira leve.

 

Importante: sempre utilize protetor solar, todos os dias, e consulte um profissional para saber o PFS ideal para você.

 

Conclusão

Enfim, a pele negra deve também ser cuidada todos os dias e você pode alavancar o resultado desejado seguindo cada uma das dicas acima.

 

Depois, conta aqui embaixo quais foram os seus resultados dentro de um mês, vou adorar saber!

Comentários

Os comentários não representam a opnião do jornal; a responsabilidade é do autor da menasgem.