Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020
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PolíticaMinistério apresenta em evento, ferrovia Sinop-Miritituba para investidores

Postado 2 semanas atrás Fonte: redação

Começou nesta quinta-feira(30) e vai até dia 07 de agosto, a apresentação do ministério da Infraestrutura, em conjunto com a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Empresa de Planejamento e Logística no evento Roadshow da Ferrogrão. A idéia é apresentar a investidores detalhes do projeto da ferrovia, que irá ligar Sinop a Miritituba, no Pará.Tudo é feito virtualmente.

O objetivo de receber feedback dos interessados quanto à modelagem proposta.

No primeiro dia, foram mostrados aos gestores da Pátria Investimentos os detalhes do projeto que irá desafogar o escoamento de cargas rodoviário na região, que acontece, atualmente, ao longo da BR-163.

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, a ferrovia também possui importância ambiental, já que com o início da sua operação, a emissão de CO2 será reduzida em um milhão de toneladas por ano. A assessoria da pasta informou ainda que o governo federal está comprometido em “aprovar a licença ambiental prévia do empreendimento”.

Atualmente, o projeto da Ferrogrão está sob avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU). A ferrovia terá um trilho de 933 quilômetros, e um possível adicional de 177 quilômetros até Lucas do Rio Verde. São previstos R$ 8,4 bilhões em investimentos iniciais e R$ 13,1 bilhões em investimentos recorrentes, durante os 65 anos de concessão. A ferrovia terá capacidade de transportar 25 milhões de toneladas, logo no primeiro ano da concessão. Em 2050, a previsão é que consiga transportar 42 milhões de toneladas.

A implementação consolidará o novo corredor ferroviário de exportação do Brasil pelo Arco Norte, ligando o Norte de Mato Grosso até o porto paraense. Estão previstos, também, o ramal de Santarenzinho, entre Itaituba e Santarenzinho, no município de Rurópolis (PA), com 32 quilômetros, e o ramal de Itapacurá, com 11 quilômetros. O projeto faz frente à expansão da fronteira agrícola brasileira e à demanda por uma infraestrutura integrada de transportes de carga. O empreendimento aliviará as condições de tráfego na BR-163/PA, diminuindo o fluxo de caminhões pesados e os custos com a conservação e a manutenção.

A ANTT já aprovou o Plano de Outorga, acompanhado dos estudos técnicos e das minutas de edital e de contrato para a concessão. O ministério da Infraestrutura informou que as obras da Ferrogrão iniciarão em Sinop seguindo até o Porto de Miritituba com previsão que o leilão de concessão para a construção e operação ocorra no 1° trimestre de 2021.

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