Sábado, 17 de Agosto de 2019

Mato GrossoPanificação Solidária promove diversas ações beneficentes em Rondonópolis

Postado 2 meses atrás Fonte: ASSESSORIA

Com intuito de arrecadar agasalhos e alimentos não perecíveis para serem doados, o Mesa Brasil Sesc participa pelo segundo ano consecutivo da campanha “Panificação Solidária” e contribui para uma série de ações voltada para pessoas em situações de risco. Aqueles que desejam ajudar, só precisam ir até uma padaria que seja filiada ao Sindicato das Indústrias da Alimentação de Rondonópolis e Região Sul de Mato Grosso (SIAR SUL MT) e doar roupas e alimentos.  As padarias parceiras possuem uma identificação do projeto e um ponto de coleta. 


 A campanha vai até dia 09 de julho, com a parceria entre entidades como Sebrae, Casa Jacob, ONG Fio de Amor, Rede Atacadão de supermercados e sindicatos de empresas em Rondonópolis. A coleta de grandes doações é feita pelo Sindicato das Indústrias da Alimentação de Rondonópolis e Região Sul de Mato Grosso (SIAR SUL MT) e pelo Mesa Brasil.  


Além de disponibilizar um caminhão que faz coleta de alimentos, o Mesa Brasil também faz a retirada de óleos usados nas padarias, que são revertidos em mantimentos. 


 A troca de óleo acontece durante todo o ano. A partir da colaboração de Cooperativa de Materiais Recicláveis (Coopercicla), que realiza um trabalho especializado de reciclagem, e da Seba Chicarelli, empresa responsável pela compra do óleo e sua transformação em biodiesel. E agora, soma forças à ação solidária. 


Quem será beneficiado 


As entidades que serão acolhidas passam antes por uma análise social, na qual é avaliado seu papel social e necessidade de ajuda. O projeto pretende atender organizações que oferecem apoio a pessoas em situação de rua, auxílio a dependentes químicos, acolhimento a pessoas com deficiência, como também, abrigo de pessoas idosas. 


Alguns dos nomes na lista de beneficiados pela Panificação Solidária são: Casa do Bom Samaritano, lugar de acolhimento de pessoas sem moradia, como idosos e trabalhadores de rua; Lar de Nazaré, responsável projeto de cozinhas comunitária que serve, ao todo, 300 refeições diariamente para pessoas de baixa renda; e Fundação Lar Cristão que também oferece ajuda a idosos, crianças e pessoas com deficiência mental.  


 As doações serão de entrega imediata, ou seja, assim que for chegando, passa pela análise de qualidade e segue para os destinatários.   


Trabalho Coletivo 


A Casa Jacob, que atua no auxílio de dependentes químicos e alcoólicos, é a responsável pela higienização das peças adquiridas. O material de limpeza é uma contribuição do Atacadão de Rondonópolis e os pequenos consertos de costura são feitos pela ONG Fio de Amor, que é voltada para a recuperação da autoestima das mulheres que tiveram perda de cabelos por quimioterapia, lúpus, alopecia, outra doença, ou mesmo acidente.  


Juntamente com higienização é feita uma separação das roupas, em categorias de vestuário infantil, adulto, feminino ou masculino, que depois são encaminhadas para a doação. 


O trabalho é realizado de forma cooperativa, cada associado contribui de alguma forma e o trabalho final é uma ação que mobiliza a cidade em prol da solidariedade. As parceiras Casa Jacob e ONG Fio de Amor são atendidas pelo Mesa Brasil. 


Celebração de mais um ano da Campanha  


Para encerrar, no dia 09 de julho, na Fundação Lar Cristão, será oferecido um café da manhã. Nesse dia os empresários das panificadoras, os parceiros da campanha e o Mesa Brasil se unem para levar música, alegria e sabores para os colaboradores e mais de 230 pacientes da fundação. 


“O dia 9 de julho é alusivo ao dia do padeiro. Por isso o nome da campanha, que reúne várias padarias para promover solidariedade, incluindo na rotina a assistência ao próximo.”, disse a coordenadora administrativa do programa Mesa Brasil Sesc em Rondonópolis, Maria Luiza Silva. 


Resultados Anteriores  


Na edição de 2018, foram arrecadadas 4.800 peças de roupas e 1.200 quilos de alimentos, resultantes da coleta de óleo. Já com doações diretas foram contabilizados 200 quilos de mantimentos.  

Comentários

Os comentários não representam a opnião do jornal; a responsabilidade é do autor da menasgem.