Quinta-feira, 24 de Setembro de 2020
ENERGISA CORONA

PolíciaPF deflagra Operação Tokens contra esquema no Ibama em MT e 8 Estados

Postado 1 semana atrás Fonte: redação

Na manhã desta terça-feira(15) a  Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Tokens para combater esquema no IBAMA  na emissão de certificados fruadulentos digitais de fiscais e gestores.

A operação acontece em 08 estados: Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e no Distrito Federal.

São cumpridos 5 mandados de prisão e 48 de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal do Distrito Federal. As ordens judiciais foram executadas em 29 cidades.

Essas fraudes beneficiaram proprietários rurais e empresários do ramo de exploração florestal e agropecuária com áreas embargadas nos estados do Pará e Mato Grosso.

O prejuízo a União pode chegar a R$ 150 milhões em multas não recolhidas e descumprimento de embargos em áreas ambientais sensíveis da Amazônia legal.

Segundo a PF, o inquérito foi instaurado a partir da identificação, pelo Ibama, de fraudes ocorridas contra diversos dos superintendentes, agentes e fiscais, com o uso de tokens expedidos indevidamente por terceiros falsificadores.

Os investigados podem responder por crimes contra o meio ambiente, estelionato e uso de documento falso, alteração de sistemas de dados, descumprimento de ordens de embargos e possível prevaricação e corrupção.

Comentários

Os comentários não representam a opnião do jornal; a responsabilidade é do autor da menasgem.