Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019
NOTA CUIABANA

VariedadesPioneira na aplicação da logoterapia ministra palestra em Cuiabá

Postado 2 semanas atrás Fonte: pau e prosa

Dentro da programação do Seminário Internacional de Psicologia e Senso Religioso, a psicóloga educacional pela Pontificia Universidad Católica Argentina (UCA), Martha Elena Giuliano de Iglesia, abordará o tema “Sofrimento mental e sentido da vida no mundo contemporâneo”. O evento, que está na 12ª edição, ocorrerá entre os dias 11 e 14 de novembro deste ano, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. 

Trabalhadora social, Martha Iglesia desenvolveu e efetivou, sob a orientação de Viktor Frankl, de 1985 a 1987, a primeira aplicação da logoterapia na Antártida Argentina. O método é "uma abordagem psicoterapêutica reconhecida internacionalmente e que se fundamenta empiricamente no sentido da vida. Resumidamente, a logoterapia concentra-se no sentido da existência humana, bem como na busca da pessoa por este sentido. A psicóloga tem ministrado aulas em diversos cursos de formação e especialização em Logoterapia e Análise Existencial no Brasil por mais de 20 anos. 

Martha Iglesia também atua como consultora da UCA, onde exerceu ainda, por muitos anos, a função de professora de Ensino Médio Especial e de Ensino Superior. Além disso, foi designada Mestra pelo Centro de Logoterapia y Análisis Existencial Viktor Emil Frankl da UCA – CLAE. A Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial Frankliana – SOBRAL – lhe conferiu o título de Mentora Honorária por sua dedicação ao ensino e a prática da Logoterapia e Análise Existencial no Brasil, sendo mestra inspiradora, apoiadora e promotora da continuação e ampliação do pensamento de Viktor Frankl (São Paulo, 2015).

A conferência internacional será ministrada por Martha Iglesia no primeiro dia do evento (11.11), entre as 18h30 e 20h, no Auditório das Borboletas.  

 

O evento

Organizado pelos membros do GT Psicologia & Religião da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), desta vez o encontro é promovido pela Católica de Mato Grosso (FACC-MT) sob a coordenação do prof. Dr. Rosimar José de Lima Dias. A temática é “Sofrimento psíquico e sentido da vida”.

A programação abrange cerca de 40 profissionais, a maioria PhDs, com destaque aos convidados estrangeiros: profª. Martha Elena Giuliano de Iglesia (Pontificia Universidad Católica Argentina – UCA); prof. Dr. Kevin Ladd (Indiana University South Bend - EUA) e prof. Dr. Miguel Farias (Conventry University, Reino Unido).

O Seminário está aberto para o recebimento de trabalhos científicos, que devem ser enviados até o dia 30 de agosto para avaliação. 

Serviço:

O que: XII Seminário Internacional de Psicologia & Senso Religioso.
Quando: 11 a 14 de novembro de 2019.
Onde: Centro de Eventos do Pantanal - Avenida Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/n, Jardim Santa Marta, Cuiabá-MT
Inscrições e Informações: https://bit.ly/2WXVM2f
Vagas limitadas

Comentários

Os comentários não representam a opnião do jornal; a responsabilidade é do autor da menasgem.