Terça-feira, 10 de Dezembro de 2019
NOTA CUIABANA

EsportePrática do ciclismo pode prevenir câncer, garante especialista

Postado 2 semanas atrás Fonte: Dialum

Acontece neste domingo (24) o GP Power de Ciclismo Olímpico, evento que irá reunir ciclistas de todo Mato Grosso na cidade de Várzea Grande, em provas de rua e mountain bike. A competição será por circuitos de 8 km entre o distrito de Passagem da Conceição e o bairro Chapéu do Sol. Serão várias categorias competindo, entre masculino e feminino, com premiações em dinheiro, medalhas e certificados.

O início da competição está marcado para as 6 horas, com saída no Chapéu do Sol. O evento tem a finalidade de unir os ciclistas de Mato Grosso, profissionais e amadores, que estão aderindo a uma das modalidades esportivas que mais ganha adeptos na atualidade, especialmente nos grandes centros urbanos.

“Evita doenças cardiovasculares, hipertensão e outras doenças crônicas, como obesidade e diabetes, além da atividade física ser fundamental para prevenção do câncer”, destaca o oncologista André Crepaldi, da Clínica Oncolog, uma das patrocinadoras do GP Power de Ciclismo Olímpico. A prática do esporte deve ser aliada a bons hábitos alimentares e, durante as pedaladas, é fundamental manter a hidratação com a ingestão de bastante líquido, especialmente em cidades com altas temperaturas, como Cuiabá e Várzea Grande.

O esporte quase não tem contra-indicações físicas, pode ser praticado por pessoas de todas as idades, trazendo imensos benefícios à saúde, além de ser um dos meios de transporte mais tradicionais do mundo. Apenas é necessário muito cuidado com o trânsito quando o atleta rodar em ruas e avenidas, especialmente as mais movimentadas.

Fazendo uso da atividade rítmica e cíclica, essa modalidade esportiva é bastante completa e ideal para o desenvolvimento dos sistemas de energia aeróbico e anaeróbico, a depender da intensidade e da duração. Uma das principais vantagens do ciclismo são os benefícios que a atividade traz para o coração.

A tradição de dar bicicletas para as crianças já no começo da vida está voltando entre os pais. A venda deste tipo de veículo teve um crescimento de 16% no último ano no Brasil. Somente em 2018 foram quase 774 mil unidades vendidas. Assim como o aumento do uso da bike, as cidades estão tendo que se adaptar a esse tipo de veículo, para oferecer segurança aos usuários, com a construção e implantação de ciclovias.

Comentários

Os comentários não representam a opnião do jornal; a responsabilidade é do autor da menasgem.