Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019

Mato GrossoPrefeito de Cuiabá relança licitação para o transporte coletivo

Postado 6 dias atrás Fonte: Roberta de Cássia

 

 

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro após atender recomendações sugestões do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público (MPE), relançou a licitação do transporte coletivo da capital.

 

O processo havia sido suspenso no último mês para alterações no edital. Agora o documento circula por 45 dias na praça, sendo o certame aberto no dia 26 de setembro, com a apresentação das propostas das empresas interessadas. Na capital, a última concorrência pública para o sistema ocorreu há 17 anos.

 

No novo edital são mantidos os benefícios anunciados anteriormente aos usuários e dizem respeito, especialmente, à contratação das empresas. A mudança diz respeito ao contrato de 20 anos, agora só poderá se estender por mais cinco.

 

Outra mudança é que as empresas devem começar a atuar com 30% de ônibus com ar-condicionado, chegando à totalidade da frota em cinco anos. Hoje, há apenas 60 automóveis com ar-condicionado circulando pela cidade e a inserção do item no edital leva em consideração o clima da região. Melhorias que se estendem a 150 mil passageiros que utilizam o sistema diariamente.

 

Foi alterada também a redação referente à inclusão de ônibus articulados à frota. O texto menciona que os veículos são zero quilômetro, embora os mesmos tenham sido adquiridos entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019. Os coletivos serão mantidos em circulação, independente do resultado do trâmite. Além disso, os veículos deverão contar com câmeras de monitoramento e passarão por controle de qualidade.

 

As empresas contratadas também deverão fazer o transporte rural para os distritos de Aguaçu, Coxipó do Ouro, Nossa Senhora da Guia e Cinturão Verde.

 

Ao todo estão previstas seis estações. Além da Ipiranga, da República e da Bispo, os terminais deverão funcionar na região do CPA, outra em frente ao Comando Geral da Polícia Militar (na Avenida Historiador Rubens de Mendonça), uma na região do Coxipó (Avenida Fernando Corrêa). Inicialmente, a previsão de entrega nova “Bispo” é para o início de 2020.

Comentários

Os comentários não representam a opnião do jornal; a responsabilidade é do autor da menasgem.