Segunda-feira, 13 de Julho de 2020
UNIMED MARÇO

VariedadesReynaldo Puebla e Ana Abe conduzem curso de expressão cênica para cantores em Cuiabá

Postado 4 anos atrás Fonte: Viviane Saggin
Foto: REPRODUÇÃO

O arte educador, ator e diretor Reynaldo Puebla e a cantora e produtora Ana Abe conduzem, entre os dias 16 e 23 de novembro, em Cuiabá, o curso Canto em Cena – Expressão Cênica para Canto Coral. Podem se inscrever cantores, musicistas, estudantes de Música, regentes e todos aqueles que se interessam pelo canto em movimento. A oficina ocorre das 8h30 às 12h, no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ao todo são ofertadas 50 vagas e a inscrição é gratuita.

Serão abordados conteúdos como coordenação motora, psicomotricidade, lateralidade, noção espacial do corpo, expressão corporal e oral, relação entre canto e movimento, corpo, voz e emoções, alongamentos, exercícios de relaxamento, de confiança e de ritmo, mímica e ações imaginarias, expressão corporal e oral, jograis, voz (articulação e dicção) e encenação e montagem de coreografia e Clown.

Além disso, terá destaque a Commedia dell’Arte - um gênero teatral italiano – que surgiu no século 16 e espalhou-se pela Europa tendo grande importância até o século 18. As principais características deste estilo são as apresentações populares por companhias itinerantes, a total liberdade de improviso dos atores, as máscaras, como as de arlequins, colombinas e palhaços (mais importantes do que os atores por trás delas) e argumentos desenvolvidos a partir da tradição literária clássica da comédia erudita e do drama.

De acordo com a maestrina Dorit Kolling, diretora artística e regente do Coral UFMT, o objetivo é possibilitar aos inscritos um espaço para que se expressem artisticamente e assim estabeleçam uma ampla comunicação com o mundo que os cerca. “É uma oportunidade para desenvolver o processo de aprendizagem, autoconfiança, criatividade, capacidade de diálogo e troca, entre outros, com um dos maiores especialistas do país, responsável pela assinatura de diversos espetáculos”, destaca a regente, reafirmando que Reynaldo Puebla é referência no trabalho cênico com corais.

Ela ressalta que o curso faz parte das ações da UFMT, por meio do Coral UFMT, com foco na qualificação dos cantores, estudantes de música, professores de canto e técnica vocal, regentes corais. “Sempre buscamos realizar um trabalho de formação e qualificação de recursos humanos, oferecendo cursos, oficinas, laboratórios de canto coral, regência, expressão cênica para cantores, entre outros, entendendo que a universidade é um espaço de trocas e vivência de conhecimentos”, frisa.

A realização é do Coral da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) e Coordenação de Desenvolvimento Humano (CDH), da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP).

Os profissionais

Reynaldo Puebla estudou teatro em Mendoza, Argentina, e participou de oficinas de Commedia Dell´Arte e mímica expressiva com o francês Florent Pelayo e a inglesa Nola Rae.

Diretor cênico permanente do Laboratório Coral de Itajubá MG desde 1987 e nas edições do Laboratório Coral de Nova Petrópolis RS, desde 2011. No Coral UNIFESP, dirigiu “Os Saltimbancos”, “O Grande Circo Místico”, “Caymmi Lendas do Mar”, “Dos Festivais”, “A Era do Radio” e “A Noiva do Condutor”.

 

Também dirigiu o show de lançamento de CD comemorativo de 15 do Coro da Osesp, “Canções do Brasil”, regência de Naomi Munakata, Sala São Paulo. Com o grupo OcTrombada criou e dirigiu “Kin con Krof, Pra Cantar e Imaginar”, Premio Femsa de Musica original e “Mãos de vento Olhos de dentro”.

 

Em 2014, no Coral da USP “Rock em Cena” e com o Coral de UNIFESP, “O Grande Circo Místico”. Implantou e dirigiu o coral cênico no Instituto Baccarelli, dirigindo espetáculos com Toquinho. Desde 1997 desenvolve projetos de coral infantil, entre eles o Coral de Klabin, Colégios Pentágono, Corais do Colégio Jardim São Paulo, Coral Dons & Tons de Jundiaí, Coral das Meninas Cantoras da Serra de Nova Petrópolis.

 

Criou e coordenou, por quatro anos, o projeto de coral cênico Canto em Movimento em 21 unidades Escolares do SESI no estado de São Paulo. Atualmente em fase de montagem de “Cinco olhares sobre Lenine” com o Coral Unifesp.

 

Ana Abe é cantora e produtora, formada em Publicidade na FAAP Faculdade Álvares Penteado. Participou de espetáculos do Centro Experimental de Música no Sesc Consolacao, junto a Alvise Camosi, Caué Matos, Gigi Anhelli, Mario Manga, Heloisa Fernandes, Fernanda Porto, Paulo Freire e Zé Renato.

 

Cantou nos Laboratórios Corais de Itajubá e nos coros Belas Artes, Trato no Tom e Mavia. Desde 2009 atua como produtora e assistente de direção do diretor Reynaldo Puebla. Nos Laboratórios Corais de Itajubá e Nova Petrópolis trabalhou com os maestros Eduardo Fernandes, Dorit Kolling, Mara Campos, Pablo Trindade, Zeca Rodrigues, Patrícia Costa e Manuel Figueiredo.

 

Serviço:

Curso Canto em Cena – Expressão Cênica para Canto Coral
Data: 16 a 23 de novembro de 2016
Vagas: 50
Inscrição - Coral UFMT - telefone: (65) 3615.8307 - no período vespertino

 

Comentários

Os comentários não representam a opnião do jornal; a responsabilidade é do autor da menasgem.