Segunda-feira, 13 de Julho de 2020
UNIMED MARÇO

Meio AmbienteRico em biodiversidade, Hotel Águas Quentes contribui para conservação do meio ambiente

Postado 1 mês atrás Fonte: Luciane Mildenberger

A biodiversidade é o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano, celebrado nesta sexta-feira (05.06). Em Mato Grosso, a biodiversidade é visível em muitos lugares, já que o Estado foi contemplado com os três grandes biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado e Pantanal. Os turistas e apaixonados pelo tema são recepcionados por hotéis e pousadas e podem ter contato direto com a natureza, sempre respeitando as regras estabelecidas.

Um exemplo de ampla biodiversidade aberto à visitação é o Hotel Mato Grosso Águas Quentes, localizado dentro do Parque Estadual das Águas Quentes, com uma área de 1487 hectares, criado em 1978. “O Parque é a unidade de conservação mais antiga de Mato Grosso e contribui para a conservação do Cerrado mato-grossense, além de integrar valores socioculturais que remetem ao início da colonização da região de Santo Antônio do Leverger”, explica Joab Almeida Silva, gestor ambiental da unidade.

No local está inserido uma área de repouso e também de observação da natureza na região. Um ponto favorável ao turismo, segundo Joab, é a proximidade do Parque com a Capital. “A unidade de conservação está a apenas 80 km de Cuiabá, encravada ao final do Planalto dos Guimarães, na depressão do Rio Paraguai”, explica o gestor ambiental.

Para o gerente do hotel, Fabio Oberty Fávero, a fauna e a flora do Parque destacam-se pelas particularidades. “O Parque apresenta um habitat extremamente favorável para espécies migratórias e funciona como sítio para reprodução da várias espécies da fauna. A presença de mamíferos de médio porte ameaçados de extinção é comum na área”, conta.

Ele relata que durante todo o ano a biodiversidade é vista nas dependências do hotel, que também faz o papel de conservador da área. “O Parque das Águas Quentes é um verdadeiro paraíso pela riqueza em sua biodiversidade. Nesta época do ano, você entra na recepção e se depara com alguns pés carregados com deliciosas mexericas que podem ser colhidas a mão. O ano todo, em frente ao campo de futebol é possível ver um gramado contendo coentro selvagem aromático. Vários pomares com bananeiras oferecem alimento quase praticamente o ano todo para espécies como macaco prego e bugio”, comenta Fabio.

O turista que passar pela região em qualquer época do ano irá se deparar com um ambiente diferente devido à biodiversidade. “Em agosto, é possível ver a floresta vestida de ipês floridos de várias cores, como rosa, roxo, amarelo e branco, oferecendo um verdadeiro colorido à paisagem. Já em setembro, incontáveis mangueiras de vários tipos começam a frutificar, servindo de alimento a todos os tipos de animais, principalmente macacos e aves”, garante Joab.

O gestor ambiental lembra ainda que inúmeras espécies de plantas medicinais, como o açafrão, melão de São Caetano e a Terramicina são facilmente encontradas na Trilha da Cachoeira do Elefante pelos turistas, um clássico exemplo da biodiversidade e importância da conservação do local.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é a principal data da Organização das Nações Unidas (ONU) para promover a conscientização e a ação global em prol do meio ambiente. Ao longo dos anos, a data se tornou a maior plataforma mundial de sensibilização pública sobre o meio ambiente, comemorada por milhões de pessoas em mais de 100 países, incluindo o Brasil.

Sobre o Hotel Mato Grosso Águas Quentes
O Hotel Mato Grosso Águas Quentes integra a Rede de Hotéis Mato Grosso e está localizado no km 77 da BR-364, na Serra de São Vicente, em Santo Antônio do Leverger. Possui certificação do selo ISO 14001, o qual garante que atende a uma série de padrões de proteção ao meio ambiente e responde a mudanças nas condições ambientais em equilíbrio com as necessidades socioeconômicas. Em tempos de pandemia do novo coronavírus, o estabelecimento redobrou a higienização e permanece recebendo visitantes com todas as medidas de segurança. Para mais informações acesse: hotelmt.com.br.

Comentários

Os comentários não representam a opnião do jornal; a responsabilidade é do autor da menasgem.