Quarta-feira, 01 de Abril de 2020
ENERGISA CORONA

BrasilSite de fotografia fecha parcerias com Pulitzer Center, WWF Brasil e fotógrafos premiados

Postado 1 semana atrás Fonte: Bruna Obadowski

Histórias reais contadas por meio da fotografia é a proposta do site A Lente, que retoma suas atividades com parcerias internacionais e contribuições de fotógrafos e fotojornalistas do Brasil e do exterior.

Apresentando novo layout, o site estreia com uma reportagem produzida em parceria com o Pulitzer Center, que narra a história dos seringueiros e indígenas que resistem às margens do Rio Roosevelt, no extremo noroeste de Mato Grosso, dentro da bacia amazônica. A equipe passou dias percorrendo o mesmo caminho da Expedição Rondon-Roosevelt, mais de cem anos depois, e documentou as transformações provocadas na floresta pelo desmatamento, e a resistência dos povos tradicionais em meio à violência por terra, madeira e minérios.

Fotógrafos brasileiros que vivem no exterior também utilizam a plataforma para publicarem suas histórias contadas por imagens, como é o caso de Thiago Dezan. Natural de Cuiabá, Dezan vive hoje em Washington e disponibilizou uma série fotográfica sobre conflitos com a lei pelas ruas das cidades americanas.

Outra novidade do site são os vídeos documentais, que agora ganham um espaço próprio para documentários e séries produzidas pelo país. O primeiro vídeo disponibilizado é "A Fé de Francisca", produzido e dirigido pelo artista Henrique Santian. O documentário passeia pelo imaginário de Dona Francisca, tradicional benzedeira que vive em Chapada dos Guimarães, e conta as histórias vividas e a experiência adquirida em seus quase cem anos de vida.

A pandemia de coronavírus também é tema de reportagem que expõe o cotidiano da Avenida Paulista em meio ao avanço do COVID-19 no Brasil. O experiente fotógrafo Ian Maenfeld, que trabalhou por 15 anos na Globo e hoje é parceiro da Folha Press, documentou os dias que antecederam a quarentena na avenida mais famosa de São Paulo, epicentro dos casos, com centenas de infectados e mais de vinte mortes. O texto reflete sobre a conscientização da gravidade do problema e a inércia do Presidente da República em tomar as medidas de prevenção e controle.

E com a situação de quarentena vivida por boa parte dos trabalhadores brasileiros, o site também garantiu acesso gratuito a livros de fotografia. A primeira obra disponibilizada é "Penitentes", do premiado fotógrafo Guy Veloso. Durante quase duas décadas, Guy acompanhou rituais de fé e sacrifício durante a Semana Santa em diversas regiões do Brasil.

Para a editora da A Lente, Bruna Obadowski, o site busca reunir conteúdos de fotógrafos, jornalistas e documentaristas de todo o Brasil acerca de fenômenos socioculturais na contemporaneidade, privilegiando as imagens como linguagem para contar histórias reais presentes no cotidiano das cidades e que passam ao largo das coberturas tradicionais da mídia. "O conteúdo disponibilizado na A Lente já virou material de estudo em escolas e universidades, além de integrar livros didáticos publicados pelo país", afirma Obadowski, que relaciona uma função social de educação atrelada à informação, promovidas pelo site.

A Lente é um site aberto a todos os fotógrafos, jornalistas e documentaristas do país que buscam uma plataforma de publicação de suas histórias. As parcerias envolvem a produção e publicação de textos e fotos, construção de projetos em colaboração, licenciamento de textos e fotos e parcerias com instituições internacionais.

Para conhecer o site é só acessar www.alente.com.br

Comentários

Os comentários não representam a opnião do jornal; a responsabilidade é do autor da menasgem.