Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019
MALAI

VariedadesSuicídio e automutilação são temas de palestra promovida pela Unimed Cuiabá

Postado 4 semanas atrás Fonte: Mellaine Mendes dos Santos

O Viver Bem, Núcleo de Medicina Preventiva da Unimed Cuiabá, realiza no próximo dia 26 de setembro (quinta-feira), às 19h, a palestra “Suicídio e Automutilação na Adolescência” ministrada pela psiquiatra Luana Peres Frick. O evento gratuito será realizado no Espaço Cuidar, unidade localizada no Complexo de Saúde Unimed Cuiabá na Rua Barão de Melgaço nº 2057.

A ação faz parte da campanha “Aquarela da Saúde – Setembro Amarelo”, que tem por objetivo promover discussões a respeito de temas que envolvam a saúde e a prevenção. Cada mês do ano é representado por uma cor e cada cor representa um tema específico. Em setembro, integrando o movimento nacional, discute-se a saúde mental.

Para o psiquiatra Pedro Balata, coordenador médico do Programa Mente Saudável e das Clínicas Unimed, o assunto é de especial importância para profissionais de saúde e da educação, apesar de não se restringir a eles.  “Essa campanha é global e mobiliza a sociedade para discutir a prevenção ao suicídio. A nossa intenção é promover um momento de debate para trazer informações a respeito do suicídio e dos temas relacionados, como a depressão. Vamos mostrar que há prevenção, tratamento e que as pessoas podem receber ajuda antes de uma tentativa de tirar a própria vida”, destacou o médico.

O tema da automutilação foi escolhido por conta no aumento dos casos registrados em consultórios. Trata-se de um comportamento de autodestruição com origem no desejo de punir a si mesmo. Para Pedro Balata, ocorrências dessa natureza devem ser compreendidas como um sinal de que algo não vai bem.

“A automutilação pode mascarar algum tipo de transtorno mental, como os transtornos do controle do impulso, do humor ou de personalidade, por exemplo. O indivíduo está em um sofrimento mental tão grande que uma das maneiras que ele tem para expressar esta dor é através de um sofrimento físico, autoprovocado. Sintomas como esses jamais devem ser ignorados, porque podemos estar diante de um transtorno mental grave, com risco suicida”, alertou o especialista.

O evento é exclusivo para beneficiários da Unimed Cuiabá. Para se inscrever, acesse o formulário disponível AQUI.

Serviço

O que: palestra “Suicídio e Automutilação na Adolescência”. Evento exclusivo para beneficiários da Unimed Cuiabá.

Quando: 26 de setembro (quinta-feira), às 19h.

Onde: edifico Espaço Cuidar, ao lado do Pronto Atendimento da Unimed Cuiabá. Situado na Rua Barão de Melgaço, nº 2057.

 

Comentários

Os comentários não representam a opnião do jornal; a responsabilidade é do autor da menasgem.