Segunda-feira, 13 de Julho de 2020
Unimed corona

VariedadesUnivag recebe melhor Chef mulher do mundo em evento gastronômico

Postado 4 anos atrás Fonte: ASSESSORIA

O Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) recebe no dia 10 de novembro (quinta-feira) umas das Chefs mais renomadas no mundo da gastronomia contemporânea. É a Chef Helena Rizzo, que estará presente pela primeira vez em Mato Grosso. O UNIVAG é a instituição de Ensino Superior co-realizadora do evento, que tem como missão fortalecer a gastronomia regional e receberá com exclusividade a Chef para uma oficina prática de Gastronomia e um bate papo com os alunos, às 09h no Centro Universitário de Várzea Grande.

Helena apresentará de forma prática, três pratos exclusivos, desses, dois serão salgados e um será doce. Estudantes e adeptos da Gastronomia, além de profissionais da área, terão a oportunidade também de assistirem a uma breve palestra que será proferida pela Chef Helena, cujo tema será “O Brasil pelas mãos de Helena” e ao final da oficina, terá uma degustação dos pratos harmonizados com vinhos do Big Lar.

Também no mesmo dia, 10 de novembro, às 19h no Centro de Eventos do Pantanal, a Chef ministrará a palestra “Viagem ao Brasil com Helena: de modelo à melhor Chef mulher do mundo”.

“Pantanal Cozinha Brasil”

A vinda de Helena Rizzo ao Centro Universitário de Várzea Grande se dá por conta da realização do evento “Pantanal Cozinha Brasil”, que visa reunir grandes chefs do Estado de Mato Grosso e do Brasil, além de empresários e profissionais de diversas áreas como Nutrição, Gastronomia e de Engenharia de Alimentos, nos dias 08, 09 e 10 de novembro tanto no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), Centro de Eventos do Pantanal, nos laboratórios do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Melhor Chef mulher de 2014

Helena Rizzo é ex-modelo e Chef de cozinha brasileira. Foi eleita a melhor Chef do Ano pela Revista Restaurant em 2014. Nascida no Rio Grande do Sul começou a trabalhar como modelo, mas foi em 1997, no extinto restaurante Roanne de Claude Troisgros e Emmanuel Bassoleil, que ela melhor se destacou.

Atualmente, a Chef brasileira é proprietária do Restaurante Maní, em São Paulo, capital. O restaurante está classificado pela Revista Britânica The Restaurant, como o 8º melhor restaurante da América do Sul.

A Revista The Restaurant é uma publicação famosa e reconhecida mundialmente. Na publicação constam nomes dos melhores restaurantes do mundo, da Europa, dos Estados Unidos e da América Latina.

Helena fez estágios em várias cozinhas da Itália e Espanha em 2006. Ao retornar ao Brasil, inaugurou o Restaurante Maní juntamente com a modelo e apresentadora Fernanda Lima, sua sócia. Eleita como a melhor Chef mulher de 2014. O prêmio Veuve Clicquot é uma categoria especial do World 50 Best, da revista britânica Restaurant, que todo ano elege os 50 melhores restaurantes do mundo e o Restaurante Maní está entre os classificados.

Opinião dos Chefs Matogrossenses

Além de Helena, participam do evento nomes regionais de Mato Grosso da área da gastronomia como Ariani Malouf, Fernando Mack, André Vitalino, Mestre Stefano Pollaccia, Hugo Rodas, Lúcio Almeida, Irapuan Carvalho e muitos outros. O evento contará ainda com uma exposição de fotos de pratos e produtos regionais, que serão selecionados para o Concurso Pequi de Ouro.

O professor João Carlos Caldeira, idealizador do evento, destaca que a vinda da Chef Helena Rizzo pela primeira vez ao nosso Estado, representa um divisor de águas para Mato Grosso. A vinda da melhor Chef mulher do mundo ao nosso estado é uma oportunidade que temos de levar nossa cultura e hábitos gastronômicos de Mato Grosso para outras regiões do Brasil.“Ao trazermos uma Chef famosa como Helena Rizzo, a gastronomia local agrega novas técnicas, inovações e novos horizontes para serem aplicados pelos adeptos da gastronomia e profissionais da área”, ressalta Caldeira.

Para o consultor técnico do Curso de Gastronomia do UNIVAG, o Chef Fernando Mack, a vinda da Chef Helena Rizzo é de grande importância para área gastronômica em Mato Grosso. “Helena está classificada entre as três melhores Chefs da gastronomia brasileira. O UNIVAG como instituição co-realizadora do evento, vem mostrar ao público referências mundiais no ramo da gastronomia como a da Chef Helena Rizzo”, enfatiza Mack.

O vice-reitor do Centro Universitário de Várzea Grande, prof. M.Sc. Flávio Foguel, afirma que co-realizar um evento do porte do Pantanal Cozinha Brasil está dentro da estratégia do UNIVAG que desenvolve seu papel de instituição de Ensino apoiadora e participante de um evento de grande porte e representatividade para nosso Estado. “Mais uma vez a instituição se preocupa com a qualificação de seus cursos de graduação e traz esse evento de peso e nome que vem para fortalecer os currículos dos futuros Chefs, estudantes e adeptos da gastronomia”, finaliza Foguel. 

Comentários

Os comentários não representam a opnião do jornal; a responsabilidade é do autor da menasgem.