Quinta-feira, 23 de Maio de 2019

Meio AmbienteUsina Sinop terá que pagar multa milionária por dano ambiental

Postado 3 meses atrás Fonte: Roberta de Cássia
Foto: REPRODUÇÃO


Após a comprovação que 13 toneladas de peixes de diversas espécies morreram no Rio Teles Pires em Sinop, MT por conta do lançamento de sedimentos aprisionados na bacia de dissipação da Usina Hidrelétrica Sinop, a Companhia terá que pagar uma multa milionária de R$ 50 milhões estipulada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por meio da Diretoria de Unidade Desconcentrada em Sinop.

Foram analisadas a gravidade dos fatos e o prejuízo ambiental ao rio Teles Pires que é fonte de renda para diversas famílias que sobrevivem da pesca profissional.

De acordo com a secretaria Mauren Lazzaretti da Sema, apesar da importância do empreendimento para desenvolvimento econômico de Mato Grosso, os danos causados devem ser reparados.

A mortandade de peixes começou a aparecer na mídia a partir do dia 04 de fevereiro. A equipe multidisciplinar da Sema estava acompanhando enchimento do reservatório. O problema é que houve uma alteração de turbidez da água, ocasionada durante a operação de fechamento da quinta adufa e abertura de três vertedouros.

Com isso os sedimentos suspensos na água provocaram a obstrução das brânquias (órgão respiratório) dos peixes.

 

Comentários

Os comentários não representam a opnião do jornal; a responsabilidade é do autor da menasgem.