Operação Outorga da PF é deflagrada conta esquemas de financiamentos agrícolas
Desde as primeiros horas da manhã desta terça-feira(27) que a Polícia Federal está cumprindo 4 mandados de prisão temporária, a 25 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens e bloqueio de valores, em Abelardo Luz/SC, Xaxim/SC, Xanxerê/SC, Palmas/PR, Clevelândia/PR, Pato Branco/PR, Cuiabá/MT, Chapada dos Guimarães/MT e Rosário Oeste/MT na Operação Outorga contra esquemas de financiamentos agrícolas.
O alvo é a investigação de fraudes na obtenção de financiamento agrícola por empresário de Abelardo Luz (SC) e seu grupo familiar. O esquema consistia na utilização de diversas fraudes documentais com nomes de terceiras pessoas ("laranjas") que não tem nada a ver com a atividade agrícola. Três cidades de Mato Grosso são alvos. As fraudes somam total de R$ 41 milhões.
Segundo as investigações, esse empresário começou a usar o nome de parentes e outras pessoas para conseguir diversos financiamentos em nome de diversos funcionários das empresas das quais era sócio proprietário, garantindo, assim, a liberação de valores milionários em proveito próprio e desviando valores cuja destinação é o fomento da produção agrícola. Os financiamentos, cujos valores individuais chegavam a R$ 500 mil, possuíam como garantia bens inexistentes e eram fundamentados em cadastros fraudulentos realizados por empresas de assistência técnica agrícola.
Ele ainda usou procuração de 29 pessoas para obter crédito agrícola irregularmente, sendo que a maioria não possuía qualquer relacionamento com a atividade agrícola, mas nos documentos eram classificados como agricultores.