Operação Páscoa Feliz tenta desarticular facções criminosas de Mato Grosso
Neste fim de semana as forças de segurança realizaram a Operação Páscoa Feliz no intuito de coibir a apologia a facções criminosas como Comando Vermelho fora dos presídios com ameaças pichadas em muros e vídeos e também dentro da Penitenciária Central onde forma retiradas grandes quantidades de materiais ilícitos das celas como "chuços" facas artesanais, entorpecentes, celulares e carregadores de celulares.
Segundo o diretor Revetrio Francisco, essa operação ajuda a retomar a ordem mostrando a força do Estado para os criminosos. Os ilícitos foram retirados dos Raios II e V da unidade que têm 7alas, além de uma unidade de Saúde Mental.
O presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário do Estado de Mato Grosso, SINDSPEN-MT, João Batista disse que são ações como essas que demonstram que a categoria está unida para contribuir com a sociedade.
A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) também está monitoramento das organizações criminosas a fim de identificar lideranças que agem a mando de faccionados de dentro das unidades prisionais.
Outra medida também é evitar via pedido ao Poder Judiciário que os envolvidos com organizações criminosas tenham o benefício do semiaberto.