Índios descumprem ordem judicial e voltam a cobrar pedágio na BR-364
Os índios da etnia Nhambikwara descumpriram uma ordem judicial e voltaram a bloquear a BR-364 nas imediações do município de Comodoro, em Mato Grosso e cobram ainda pedágio para que veículos passem.
Eles reivindicam melhorias no atendimento de saúde e nas estradas das aldeias. Inclusive na semana passada houve uma reunião entre eles, PRF, FUNAI e oficiais da Justiça Federal que firmaram a liberação do bloqueio em cumprimento a uma decisão judicial expedida pela 2ª Vara Federal de Cáceres.
Contudo mesmo com a reunião, eles voltaram a fazer o bloqueio na via. São 60 índios que levaram crianças e mulheres para evitar a retirada deles pela Polícia Rodoviária Federal(PRF) que está reforçando o policiamento no trecho e acionou o Ministério Público Federal (MPF), a Advocacia-Geral da União (AGU) e a FUNAI para que seja cumprida a decisão judicial e para que os índios parem de cobrar arbitrariamente pedágio de quem usa a via e garantir o direito de ir e vir de todos.
Segundo a assessoria da PRF, o clima está tenso no local. Uma equipe está acompanhando as ações dos manifestantes foi recebida maneira hostil no local da interdição e foram ameaçados por flechas. Medidas mais enérgicas não podem ser usadas por conta das mulheres e crianças que os índios mantém no local para impedir a retirada deles.