Se tiver quórum, deputados devem votar hoje soltura de Savi
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa pretende colocar hoje(05) em pauta para votação a soltura do colega preso na Operação Bereré, intitulada Bônus o deputado estadual Mauro Savi(DEM) acusado de comandar esquema no Detran-MT que desviou cerca de R$ 30 milhões dos cofres públicos por meio de um contrato fraudulento firmado entre a EIG Mercados Ltda.
A alegação é que a Procuradoria da Casa de Leis, que afirma que a votação é legítima. Após a votação que decide se Mauro Savi continua ou não preso preventivamente no Centro de Custódia, o resultado será encaminhado ao desembargador José Zuquim Nogueira, que irá avalizar ou não a decisão.
Essa decisão de encaminhar para Zuquim é para não gerar conflito com o Ministério Público Estadual e do Poder Judiciário, que já deixaram bem claro que a decisão de soltura de Savi não cabe a Assembleia, mas mesmo assim a mesa diretora quer votar com base na análise da Procuradoria da casa que diz que o Poder Legislativo tem a prerrogativa constitucional de julgar o mérito, ou seja, se mantém ou não a prisão. Só que o alvará, é uma cláusula de reserva de jurisdição, razão pela qual apenas o juízo competente poderá expedi-lo.