Procura por vacinas contra vírus da gripe aumenta em clínicas de Várzea Grande
Nas últimas semanas, a procura pelas doses da vacina contra gripe H1N1 e H3N2 aumentaram nas clínicas particulares em Mato Grosso. Atualmente, dezenas de casos suspeitos da Influenza A estão sob investigação. Em Várzea Grande, a Clínica Vida Diagnóstico e Saúde aplica em média 350 doses por semana e fornece o tipo Trivalente (protege contra H1N1, H3N2 e Phuket) e a Quadrivalente (protege contra H1N1, H3N2, Phuket e Brisbane).
Segundo dados da coordenadoria de Vigilância em Saúde, em Várzea Grande são dois casos confirmados de Influenza H1N1 em 2018. Foram notificados 48 casos com suspeita de gripe Influenza H1N1, dos quais 12 foram a óbito. Dos óbitos, dois confirmaram que foram por Influenza H1N1, após os exames laboratoriais e um o resultado foi positivo para Influenza A (H3). Os demais casos ainda estão aguardando resultados de exames.
De acordo com a patologista clínica e pediatra Natasha Slhessarenko, a grande procura pela imunização tem acabado com os estoques em poucos dias. “Estamos aplicando uma média de 70 doses por dia em nossa clínica, sem contar os atendimentos agendados que estamos realizando em condomínios e empresas que nos procuram”, detalha Slhessarenko.
Ainda segundo a patologista, este também é o período de maior propagação do vírus; na transição entre outono e inverno, e esclarece que a imunização deve ser feita anualmente. “Os vírus sofrem muitas mutações, então é importante que o paciente renove a vacina todo ano”, explica.
A campanha nacional de vacinação começou dia 23 de abril, mas somente pessoas do grupo prioritário recebem a imunização, fazem parte deste grupo idosos acima de 60 anos de idade, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, trabalhadores da saúde, professores da rede pública e privada, povos indígenas, gestantes, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Sintomas
Os principais sintomas da gripe são: febre alta, coriza, dores do corpo e tosse seca. Os casos podem ser agressivos em idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas.
Prevenção
O Ministério da Saúde orienta a população a adotar cuidados simples para evitar a doença. As recomendações são: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossis e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de se possível, evitar lugares com aglomeração de pessoas.
Confira a lista de vacinas disponíveis na Vida Diagnóstico e Saúde
BCG, Brincos, Dengue, Febre Amarela, Febre Tifóide, Gripe Quadrivalente, Gripe Trivalente, Hepatite A+B, Hepatite A adulto, Hepatite A infantil, Hepatite B adulto, Hepatite B infantil, Herpes Zoster, Hexa, HPV, Imunoglobulina, Meningo ACWY, Meningo B, Meningo C, Pentavalente, Pneumo 13, Pneumo 23, Rotavirus, Tétano, Tetra Bacteriana, Tetra Viral, Tríplice Bacteriana, Tetra Viral, Tríplice Viral e Varicela.