Relator e membro da CPI da Saúde serão definidos nesta segunda-feira
Os vereadores por Cuiabá se reunirão na manhã desta segunda-feira (18/06) para definirem o relator e o membro da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde. A CPI, proposta pelo vereador Abílio Junior (PSC), foi instaurada no dia 14 de junho com o objetivo de apurar a gestão administrativa da Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS).
“A saúde de Cuiabá está sangrando há meses. Não é de hoje que temos alertado para a situação caótica desta pasta. Recebemos diversas denúncias, está na hora de checarmos o que realmente está acontecendo”, destaca o vereador Felipe Wellaton (PV), um dos primeiros a assinar o requerimento para instalação da CPI.
A falta de medicamentos nas unidades municipais de saúde e uma eventual crise provocada para viabilizar contratações emergenciais são algumas das irregularidades que serão investigadas pela comissão.
“A prefeitura de Cuiabá está há 17 meses sem realizar licitação para compra de medicamentos, isso não é normal em uma cidade com quase 600 mil habitantes que atende pacientes de todo o estado”, pontua Wellaton.
A gestão temerária e possível ingerência política na gestão da Secretaria e o descumprimento de leis e de acordo judicial relativo à remuneração dos profissionais de enfermagem contratados sem vínculo efetivo também serão apurados pelos vereadores.
Além de Felipe Wellaton e Abílio Júnior, outros sete vereadores assinaram o requerimento para abertura da comissão. São eles: Toninho de Souza (PSD), Marcelo Bussiki (PSB), Dilemário Alencar (Pros), Diego Guimarães (PP), Gilberto Figueiredo (PSB), Ricardo Saad (PSDB), Dr. Xavier (PTC).