Bope será palco de transmissão de faixa de Judô nesta sexta

O Batalhão de Operacões Policiais Especiais (BOPE MT), por meio do Judo Bope, realiza nesta sexta-feira (20), as 18h30, a transmissao de faixa ao Shihan Vladis. O mais Alto Grau no quadro de professores de Judô. Será o Sensei mais graduado na ativa de MT.

Simbolicamente é uma passagem, que na prática é algo que ele, voluntário no projeto já quase 8 anos, já carrega consigo, a essência do JUDO. "Tenho muito orgulho de ter o shiran em nosso dojo", salientou o coordenador do projeto, subtenente Bope e sensei, Adalberto Correa Junior.

Para o nosso Batalhão é uma honra muito grande poder comentar este momento. Somos gratos ao Dr. Vladis e comemoramos juntos esta conquista. O nosso projeto é ainda mais valorizado tendo em seu corpo, uma pessoa tão dedica e comprometida como o sensei Vladis que não abre mais de se dedicar as gente as de crianças e adolescentes deste importante projeto", destacou o comandante do Bope, Ronaldo Roque.

Alusivo à conquista do Sensei Vladis e o seu mais que merecido 6º Dan e para os demais entenderem a importância de um Kodansha, segue abaixo:

Para conhecimento e cultura:

Faixa com 12 costuras, em algodão, forro branco e algodão tambem.
10 gomos vermelhos e 9 brancos.

O QUE É SER UM KODANSHA?
Ser kodansha é ter um nível de pós-graduação dentro do judô. Dado notório conhecimento técnico, filosófico e moral. Portanto é a imagem de uma grande fonte de conhecimentos, ele deve ter a última palavra, o porto seguro e, para isso, sua liderança deve
ser estabelecida naturalmente pelo seu carisma e sabedoria, conquistando assim o respeito e admiração de todos.
É considerado mestre (shihan) porque detém maior conhecimento técnico, dispondo de imagem inabalável, dada sua conduta impecável perante a sociedade. É símbolo de dedicação, persistência, caráter, honra, honestidade e sabedoria.
Deve ser o modelo a ser seguido, já que sua posição é de perpetuador dos ensinamentos do mestre Jigoro Kano e representante da kodokan.
SER REPRESENTANTE DA KODOKAN É FAZER PARTE DO CONSTANTE APERFEIÇOAMENTO DO JUDÔ IDEALIZADO PELO MESTRE. TEM COMO PAPEL, PERPETUAR OS ENSINAMENTOS ATRAVÉS DA FORMAÇÃO DE SEUS DISCÍPULOS.
JIGORO KANO, ao observar os primeiros alunos promovidos à 6o Dan, notou um diferencial muito grande em relação aos demais praticantes: nas atitudes, no comportamento, na formação moral, no domínio dos conhecimentos e na pedagogia.
Ele disse: "estou criando a categoria denominada de kodansha de 6o a 10o dan, e estes devem ESTUDAR e PESQUISAR cada vez mais, aperfeiçoar e aprofundar nos conhecimentos culturais, intelectuais globalizados voltados a interação do judô com a
sociedade, ISTO É FILOOSOFIA DE JUDÔ".
Os judokas com essa formação terão a denominação de SHIHAN.
Portanto, os kodanshas são considerados PESQUISADORES E PROFESSORES, e devem agir como tal. Buscando sempre mais sabedoria e aperfeiçoamento.
Mesmo atingindo um alto grau de aperfeiçoamento dentro do judô, o ko.  



INFORMES PUBLICITÁRIOS