Sexta tem mutirão no Hospital Julio Muller para detectar hepatites
Nesta sexta-feira(27) , profissionais e acadêmicos de infectologia do Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM), em Cuiabá realizam um mutirão de diagnóstico e prevenção de hepatites virais que faz parte do “Julho Amarelo”.
O objetivo é alertar a população sobre a doença. Serão oferecidos testes rápidos, além de receber orientação para prevenção e tratamento das hepatites.
Dados do Ministério da Saúde (MS) aponta que a doença em Mato Grosso tem 1.424 (20,9%) registros da doença. Já entre 2000 e 2016, este tipo de hepatite resultou na morte de 175 pessoas em Mato Grosso. Só no ano retrasado foram 11 óbitos causados por este tipo da doença, o que representa uma incidência de 0,3 por 100 mil indivíduos.
Entre as capitais, Cuiabá ocupou a 10ª colocação no ranking com as maiores taxas de incidência de hepatite C e superiores à média nacional que é de 11,9 casos por 100 mil habitantes, em 2017. Na capital mato-grossense, a prevalência da doença foi de 13,0 casos por 100 mil pessoas. Já nos últimos 18 anos (1999-2017), ocorreram 599 notificações da hepatite C, em Cuiabá. Só no ano passado, foram 76.
HEPATITES- As hepatites virais são inflamações no fígado causadas por 5 vírus classificados por letras do alfabeto: A, B, C, D e E. Elas podem não ter sintomas e cursarem tardiamente com cirrose, câncer no fígado e morte.
As hepatites B e C são silenciosas e perigosas, pois podem se tornar crônicas. O diagnóstico é feito por testes rápidos. Existe uma atenção especial sem relação às pessoas que fizeram transfusão de sangue antes de 1993, nesta época as bolsas não eram testadas para hepatite C.