Sexta tem mutirão no Hospital Julio Muller para detectar hepatites

Nesta sexta-feira(27) , profissionais e acadêmicos de infectologia do Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM), em Cuiabá realizam um mutirão de diagnóstico e prevenção de hepatites virais que faz parte do “Julho Amarelo”.

O objetivo é alertar a população sobre a doença. Serão oferecidos testes rápidos, além de receber orientação para prevenção e tratamento das hepatites.

Dados do Ministério da Saúde (MS) aponta que a doença em Mato Grosso tem 1.424 (20,9%) registros da doença. Já entre 2000 e 2016, este tipo de hepatite resultou na morte de 175 pessoas em Mato Grosso. Só no ano retrasado foram 11 óbitos causados por este tipo da doença, o que representa uma incidência de 0,3 por 100 mil indivíduos.

Entre as capitais, Cuiabá ocupou a 10ª colocação no ranking com as maiores taxas de incidência de hepatite C e superiores à média nacional que é de 11,9 casos por 100 mil habitantes, em 2017. Na capital mato-grossense, a prevalência da doença foi de 13,0 casos por 100 mil pessoas. Já nos últimos 18 anos (1999-2017), ocorreram 599 notificações da hepatite C, em Cuiabá. Só no ano passado, foram 76.

HEPATITES- As hepatites virais são inflamações no fígado causadas por 5 vírus classificados por letras do alfabeto: A, B, C, D e E. Elas podem não ter sintomas e cursarem tardiamente com cirrose, câncer no fígado e morte.

As hepatites B e C são silenciosas e perigosas, pois podem se tornar crônicas. O diagnóstico é feito por testes rápidos. Existe uma atenção especial sem relação às pessoas que fizeram transfusão de sangue antes de 1993, nesta época as bolsas não eram testadas para hepatite C.


 



INFORMES PUBLICITÁRIOS

ENQUETE

Voce é a favor ou contra Lei Magnitsky- que sancionou Alexandre de Moraes ?
PARCIAL