Tribunal de Justiça tem 18 mil medidas protetivas em trâmite no estado
Dados do Tribunal de Justiça do estado apontam que há 18 mil medidas protetivas tramitando na justiça estadual de Mato Grosso sobre violência doméstica.
Só no primeiro semestre somaram 36,6 mil processos ativos e 255 ações em trâmite de feminicídio e mais de 4 mil medidas protetivas.
Segundo a desembargadora Maria Erotides Kneip, responsável pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar aponta que a demanda pelo fato das mulheres finalmente estarem perdendo o medo e denunciando. E que ainda é muito forte a cultura de que o homem acha que a mulher é sua propriedade. “A partir do momento que educarmos as crianças e adolescentes para a igualdade eu penso que nós teremos o cenário ideal”, comenta ela.
Além do que nos últimos 12 anos, quando foi criada a Lei Maria da Penha, o judiciário melhorou o enfrentamento à violência doméstica com muitas ações.
Entre elas, que as medidas protetivas passaram a tramitar de forma eletrônica onde o Poder Judiciário está procurando diminuir o tempo de tramitação. E mais: a Corregedoria Geral da Justiça criou dois indicadores onde fiscaliza diuturnamente os mais de 40 mil processos relativos à violência doméstica, as 18 mil medidas protetivas que tramitam e os mais de 200 feminicídios que estão para julgamento”.
Os crimes mais comuns, como lesão corporal, injúria, agressão, ameaça.