Servidores criam nova rotina de trabalho que diminui tempo de resposta para setor madeiro
Uma iniciativa dos servidores da Coordenadoria de Créditos de Recursos Florestais (CCRF), setor que também responde pelo Cadastro de Consumidores de Produtos Florestais(CC-SEMA) criou uma nova rotina de trabalho aprimorando os procedimentos que permitiu redução de em mais de 100% do tempo de resposta nas demandas que atendem principalmente o setor madeireiro.
“Em 2016 decidimos fazer um planejamento para criar uma rotina de trabalho mais funcional e eficiente, apresentamos para os servidores do setor que abraçaram a ideia e começamos a desenvolver o trabalho otimizando o tempo de resposta dos procedimentos. Hoje o checklist de documentos para se dar entrada num processo que antes demorava até 10 dias é feito em 24 horas e a análise dos processos que antes demorava 50 dias hoje é feito em até 3 dias”, explicam Evandro Müller, coordenador de Créditos de Recursos Florestais e Davi Palma da Silva Pereira, gerente de Controle de Recursos Florestais e que fizeram o planejamento junto com servidores do setor por iniciativa próprias.
No ano de 2016 a CCRF respondeu por 85,05% do Total de Processos protocolados junto à SEMA através da Plataforma e-SAC. Deste total, que representam 5241, processos, corresponderam a Processos de Cadastros Novos de CC-SEMA e Renovações de cadastro de CC-SEMA o montante de 3929 processos, ou seja, 74,97% do montante dos Processos e-SAC destinados ao setor.
Eles explicam que anteriormente, os protocolos eram aceitos com 4 documentos no checklist para depois serem distribuídos para a análise técnica que podia demorar até 50 dias.
Hoje o checklist é realizado em até 24 horas sendo exigidos 14 documentos. E a análise técnica é realizada em até 3 dias.
Evandro e Davi comentam que não houve contratação de nenhuma consultoria para criar a nova rotina e que foi a iniciativa do setor que proporcionou oferecer um trabalho mais eficiente com menos tempo de resposta. “Nossa equipe é formada por 12 servidores, todos comprometidos com o trabalho e em cumprir as metas estipuladas e por isso o setor tem conseguido esse desempenho”, finalizam.
DEMANDA- No ano de 2016 a CCRF executou 16.395 procedimentos operacionais para atender 13.345 demandas do setor madeireiro.
O relatório detalhando procedimentos, demandas, indicadores, metas e planejamento podem ser conferidos no endereço eletrônico http://www.sema.mt.gov.br/portalsisflora/index.php/relatorios