Planejamento na Rede SUS resulta qualidade no atendimento humanizado

A implementação do Planejamento do Sistema Único de Saúde no município de Várzea Grande, já traz reflexos positivos nas rotinas de trabalho. Contribuir com o aperfeiçoamento permanente da gestão e, portanto, para a qualidade de vida das pessoas, mediante a prestação de serviços de saúde oportunos, resolutivos e humanizados, são os propósitos da 7ª Oficina de Planejamento, “Avançar o SUS em Várzea Grande”, voltada para a capacitação de servidores da saúde do Município.

"No âmbito do SUS, resgatar ou construir a cultura de planejamento é ao mesmo tempo um avanço e um desafio. Um avanço porque cada dia mais o planejamento é reconhecido no SUS como importante ferramenta de gestão, e um desafio porque planejamento envolve a consolidação de uma cultura que exige mobilização, engajamento e decisão de gestores e profissionais, em união de pensamento e esforços.O Sistema Único de Saúde possui três níveis de Atenção, e a gestão só terá sucesso na sua organização de Rede se desenvolver atos e ações intersetoriais. Os treinamentos são feitos em grupos que de forma planejada consegue-se um diagnóstico situacional das necessidades em saúde da população, e assim consegue-se também definir prioridades e uso racional dos recursos disponíveis para manter a Rede em funcionamento e atendendo adequadamente a população”, disse o secretário Municipal de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes.

Foi realizado nesta quarta-feira, (29), a 7ª oficina, onde participaram diretores, assessores, superintendentes, coordenadores e representantes da Atenção Básica, Secundária e Terciária, Saúde Bucal e Vigilância em Saúde responsáveis técnicos de toda a secretaria. O evento aconteceu no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), no auditório do Bloco D, das 8h às 12 horas. Os treinamentos visam estruturar, fortalecer e avançar a Rede do Sistema Único de Saúde por meio da participação, opinião e contribuição de todos os servidores que compõem o Sistema.

As discussões giraram em torno de estratégicas de gestão, desenvolvimento, aplicações e resultados dos trabalhos executados. Durante o evento os encarregados de cada setor, apresentaram relatórios de ações desenvolvidas contidas no planejamento que tem como base pontuar os avanços na prestação de serviços da saúde pública de Várzea Grande e buscar meios e alternativas que ainda podem ser avançados.

“A organização da rede é fundamental. Avançamos muito, mas ainda temos muito trabalho pela frente, o que exige empenho, apoio e contribuição de todos vocês. Estamos satisfeitos com os resultados já alcançados, conseguimos manter uma boa condição de trabalho.Temos medicamentos e insumos de saúde necessários, agora passamos para uma nova fase, sempre visando o atendimento humanizado e de excelência aos Usuários do Sistema Único de Saúde.O Planejamento é a ferramenta de gestão que norteia todas as ações e atos do SUS”, afiançou o secretário Municipal de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes.

“Já alcançamos a 7º etapa de muito trabalho envolvendo os trabalhadores da Rede em todos os níveis de Atenção para discutirmos o planejamento das ações e serviços da Rede SUS visando melhorar ainda mais o atendimento. Todas as ações da gestão devem também estar em consonância com a Lei Orçamentária, afim de podermos executar as ações planejadas na busca de soluções para os problemas e demandas”, destacou o secretário da Pasta.

O diretor do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande (HPSM/VG), Ney Provenzano, elogiou a participação e cooperação do secretário de Saúde nos avanços para a qualidade da prestação do atendimento na unidade de Pronto Atendimento que compõem a Rede de Urgência e Emergência. Por sua vez, o secretário Diógenes Marcondes elogiou a diretoria e os profissionais que atuam 24 horas por dia no Pronto-Socorro e Upa do Ipase na garantia de atendimento a todo e qualquer cidadão que procuram as unidades de saúde.

“Estamos a poucos meses de entregar à população, o Pronto Socorro 100% reformado e equipado com aparelhos da mais alta tecnologia, além do forte investimento em capacitações, que abrange os mais de 800 servidores que trabalham na unidade . Nossa intenção é sempre pontuar as deficiências, buscar meios estratégicos de melhorias e aplicá-los da forma mais eficiente ”, garante Ney Provenzano.

O secretário falou ainda da importância da Atenção Terciária para os resultados do planejamento e organização da Rede. “Nossa satisfação é atender bem a população, e para isso precisamos ter solidariedade humana, compromisso e responsabilidade com o cidadão. O ideal de profissional que queremos para o nosso Sistema de Saúde pode ser atingido se reconhecermos as necessidades e o poder criativo de cada um, ouvir o que cada um tem para dizer e refletir sobre a prática profissional. O diálogo entre profissionais, Rede e toda a gestão é o que faz a diferença na hora de coletar bons resultados,” finalizou o secretário Diógenes Marcondes.

 



INFORMES PUBLICITÁRIOS