Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no ensino médio de MT foi baixo
O estado de Mato Grosso não atingiu a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o ensino médio estabelecida para 2017, conforme dados divulgados nesta segunda-feira(03) pelo Ministério da Educação (MEC).
O resultado foi abaixo do que foi projetado, visto que o desempenho do Estado foi de 3.5, 0.9 e a projeção era de 4.4.
O índice inclui o ensino médio de escolas públicas e privadas. A pontuação atingida pelo Estado foi de 0.3 pontos a mais em relação a nota obtida em 2015.
Se for levar em conta somente a rede pública o índice é ainda pior, ficando em 3.2, quando a meta era de 3.9. A rede privada também ficou aquém do esperado ao não alcançar os 6.4 projetados. Em 2017, o índice alcançado pelas unidades particulares foi de 5.6.
O indicador foi atualizado em maio de 2015, a partir da revisão de resultados da Prova Brasil, realizada por solicitação das redes de ensino.
As metas são diferenciadas para todos, cada unidade, rede e escola, e são apresentadas bienalmente de 2007 a 2021, de modo que os estados, municípios e escolas deverão melhorar seus índices e contribuir, em conjunto, para que o Brasil chegue à meta 6,0 em 2022, ano do bicentenário da Independência.
Uma das explicações seria a baixa participação dos estudantes no exame.
Pelo menos no ensino fundamental as metas foram cumpridas.





