ANTT e DNIT fazem visita técnica a Rondonópolis na próxima semana

Na próxima semana, técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estarão em Rondonópolis para emitir a Ordem de Serviço de início das obras de duplicação da BR 163/364, na altura do Posto Trevão. A intervenção tem como objetivo garantir a segurança dos usuários que trafegam pelo perímetro urbano da cidade.

Para o candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington Fagundes (PR), a visita dos técnicos vai possibilitar a participação da sociedade, especialmente da Prefeitura de Rondonópolis. "Vai ser possível entender melhor o projeto e, a partir daí, sugerir adaptações que tragam, de fato, a melhoria proposta pela obra. Só quem vive na região e conhece a realidade pode apontar essas necessidades", frisou.
A obra prevê a duplicação da BR-163/364 no trecho da travessia urbana de Rondonópolis, entre o córrego Lourencinho e o Posto Trevão, com extensão de 3 km, sentido Campo Grande (MS). E ainda a duplicação da ponte Lourencinho, com iluminação, desfazendo o traçado atual que remete a um \'funil\'.

Conforme o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, o projeto original requer adições como a construção de uma travessia, pista para pedestres, iluminação e outros equipamentos que possibilitem que as obras façam de fato diferença para região. "A busca por saídas tem de ser compartilhada e feita em unidade. Em todo projeto, é preciso respeitar o ponto de vista que quem vive a cidade, incluindo o cidadão, que é quem vai fazer uso do projeto".

Como defende Wellington, não importa se o recurso aplicado é da União, do Estado ou da iniciativa privada. A obra sempre é realizada nos Municípios, e a prefeitura tem que participar, fiscalizar e sugerir o que achar relevante. "Só assim podemos evitar erros. Rondonópolis, por exemplo, foi sede do maior investimento ferroviário da América Latina ao receber o terminal da Ferrovia Vicente Vuolo. Apesar da injeção de recursos no projeto, a falta de discussão e de decisões em conjunto deixou um lastro de danos ambientais, e essa desconexão não pode mais fazer parte das obras públicas que visam a melhoria coletiva".

Fagundes argumenta ainda que, por isso, um governante tem que ter conduta municipalista. "Os prefeitos é quem sabem a realidade de seus municípios. Estado e Prefeitura precisam trabalhar em sintonia desde a concepção do projeto até a conclusão da obra".

As obras na travessia urbana de Rondonópolis estão sendo possíveis graças à articulação política de Wellington em Brasília, junto ao Ministério dos Transportes e com o apoio da Bancada Federal de Mato Grosso. 



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