MEC aponta crescimento de 5,2% na Educação Básica de Sorriso
Os dados do Ideb 2017 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgados na última semana pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), confirmaram o crescimento na qualidade de ensino na rede municipal de Sorriso (MT). O município, com apenas 85 mil habitantes, apresentou um aumento de 5,2% no índice, que passou de 5,8 em 2015, para 6,1 em 2017, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O resultado alcançou não apenas a meta para o ano de 2017, como superou a meta para 2021, que era de índice 5,7.
Segundo a secretária de educação de Sorriso, Lúcia Drechsler, esse resultado é fruto do trabalho desenvolvido pela prefeitura, por meio do planejamento das ações realizadas na rede municipal de ensino, desde a Educação Infantil até os últimos anos do Ensino Fundamental. “Estamos felizes com os resultados, parabenizamos todos os envolvidos na conquista deste mérito e continuaremos unidos para avançar cada vez mais por uma educação de qualidade”, destaca.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb foi criado em 2007 e está entre os principais indicadores de qualidade do ensino básico no Brasil. Em uma escala de 0 a 10, sintetiza dois conceitos: o fluxo escolar (a taxa de aprovação, reprovação e abandono) e o desempenho de estudantes em avaliações que medem o conhecimento em português e matemática, considerados base para as demais disciplinas do currículo escolar. O Ideb é obtido por meio da nota da Prova Brasil e da taxa de aprovação, e divulgado a cada dois anos.
No 4o e 5o anos do Ensino Fundamental, a rede municipal de ensino de Sorriso utiliza desde 2013 o sistema de ensino Aprende Brasil, que contempla material didático, apoio pedagógico, assessoria na gestão, formação continuada dos professores e sistemas de monitoramento de qualidade. Além disso, o sistema de ensino conta ainda com o Portal Aprende Brasil On - um conjunto de tecnologias e recursos que permite potencializar o aprendizado e o engajamento individualizado dos alunos, com atividade interativas, recursos multimídia, obras literárias, enciclopédias, dicionários virtuais, simuladores, reportagens, conteúdos curriculares, ferramentas inteligentes de busca, sugestões de atividades para a sala de aula, entre vários outros conteúdos. Além disso, o sistema possibilita ao gestor da escola, ao professor e aos familiares o acompanhamento do processo escolar, por meio de relatórios, com análises inteligentes sobre o desempenho de cada aluno ao longo de sua trajetória.
Para Damila Bonato, gerente de produto do Aprende Brasil, esses números são resultado de um bom investimento e gestão educacional apropriada em conjunto com as escolas. “A partir do momento que a escola tem amparo pedagógico e bons materiais didáticos, o estudante começa a sentir a diferença - e isso reflete nos resultados”, afirma Damila, que destaca também o resultado de Conquista D’Oeste, que também utiliza o sistema de ensino e apresentou 5,0 no Ideb, número 9,3% maior que o anterior e já superior à meta de 2021.