Maxi realiza roda de conversa sobre política e democracia com professor da FGV

Estudos mostram que os jovens representam, no Brasil, um total de 45 milhões de eleitores. Quer dizer, dentro de um universo de cerca de 144 milhões de pessoas aptas a votar, eles podem decidir uma eleição. Portanto, é importante que estejam conscientes de seu papel e preparados para tomar suas decisões. Com o objetivo de contribuir nesse sentido, o Colégio Maxi realiza no dia 24 de setembro uma roda de conversa sobre política e democracia.

Para comandar o debate foi convidado o professor José Henrique Bortoluci, mestre e doutor em Sociologia pela University of Michigan, mestre em História Social e bacharel em Relações Internacionais pela USP. O objetivo é garantir um bate-papo sem partidarismo, mas com muita reflexão.

A crise enfrentada pelos partidos tradicionais e políticos de carreira vem abrindo espaço para que novos grupos formados pela sociedade civil sejam formados com propostas diferenciadas, mas com uma promessa única de renovação da política brasileira. Bortoluci tem alguns estudos referentes a estas manifestações e novos grupos que surgiram nos últimos cinco anos, principalmente depois de 2013.

O diretor geral do Maxi, Carlos Roberto Leão, destaca que a escola tem um papel fundamental neste momento que antecede as eleições e não pode se omitir em propor um debate de ideias saudáveis para que os jovens, além de compreender melhor o momento por qual passa o país, possam também fazer escolhas conscientes. Vale lembrar que, no Brasil, a partir dos 16 anos já é possível votar, apesar de ainda não ser obrigatório.

Além disso, é pensando também na agenda pedagógica que a palestra foi proposta, já que são temáticas que estão em alta, fazem parte das disciplinas e também podem vir a ser assuntos nas provas de vestibular e também do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Queremos que nossos alunos tenham acesso a informações, mas de maneira séria, consciente e temos esta responsabilidade, ainda mais num momento em que as fake news estão em evidência. É preciso que os jovens recebam conteúdos com responsabilidade e possam saber reconhecer as notícias falsas, além de dar a eles argumentos para as provas, vestibulares e até mesmo no Enem”, afirmou.

A palestra está marcada para segunda-feira (24), às 14h30, no espaço Multiuso do Colégio Maxi. 



INFORMES PUBLICITÁRIOS